18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Representações da Guerra do Paraguai

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: espaços de memória, identidade nacional, discursos narrativos

O presente projeto está vinculado ao Projeto de Pesquisa “Representações do Brasil e dos brasileiros nos museus do exterior” REBMU, ligado ao Grupo de Pesquisas “Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural”, tendo por objetivo identificar e analisar quais são as representações expressas no Museu Militar do Ministério da Defesa e o espaço de memória denominado Pantheon, localizados na cidade de Assunção no Paraguai.Busca-se problematizar através da categoria de analise da nova história cultural, como esses espaços de memória, através de suas exposições e representações se (re) significam e se apropriam da história e do patrimônio cultural, para manifestação de suas identidades. Para tanto foram analisadas perspectivas historiográficas de autores como: Francisco Doratioto (2002), Toral (1999), Leslie Bethell (1995), entre outros. A partir desse embasamento teórico, foram realizadas pesquisas em acervos digitais e de características que compunham as exposições dos espaços de memória na cidade de Assunção no Paraguai. Por ultimo, foi realizada uma pesquisa de campo no Museu Militar do Ministério da Defesa e no espaço de memória Pantheon. Os museus enquanto espaços de memória se apropriam de discursos narrativos para perpetuar signos e vontades inspiradas no presente, nessa perspectiva é que o Pantheon é instituído em 1936 como um símbolo da identidade nacional, pós golpe de Estado, trazendo personagens que serão considerados “heróis” do país e que legitimam poderes vigentes. Nesse mesmo aspecto, o Museu Militar do Ministério da Defesa, foi instituído em 1958 com objetivo de conseguir comprar objetos que estariam disponíveis na Argentina para estabelecerem narrativas da história da Guerra de Tríplice Aliança visando à história oficial com a personificação de Solano Lopez em um caráter contemplativo legitimando a história de forma a “guiar” o povo paraguaio.

Apoio / Parcerias: CAPES

ISSN: 1807-5754