18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Usos sociais da escrita e as implicações na constituição dos gêneros TCC/TCE

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: escrita, academia, trabalhos de conclusão de curso

O projeto PRALET - Práticas de letramento de alunos em final de curso e as implicações referente à realização de TCC e TCE – tem como objetivo investigar os usos sociais da escrita dos estudantes quarta/quintanistas dos cursos de graduação da Univille Campus São Bento, bem como os eventos de letramento dos quais esses estudantes participam durante o seu percurso universitário, o que implica nas práticas de letramento necessárias à apropriação das características dos gêneros TCCs/ TCEs. Por letramento, entendemos os usos sociais da escrita, sendo que os eventos de letramento são os lugares onde a escrita se materializa, sendo que, desses eventos, podem ser depreensíveis práticas, que se referem aos recursos invisíveis, tais como conhecimentos e sentimentos, os propósitos e os valores sociais, etc. Este projeto se desenvolveu por meio de: a) pesquisa bibliográfica: pesquisa sobre o tema, especificamente sobre a apropriação dos gêneros acadêmicos TCCs/ TCEs; b) pesquisa de campo: foram aplicados instrumentos de pesquisa junto aos estudantes de final de curso, com o intuito de identificar os eventos de letramento dos quais os estudantes participaram durante o seu percurso acadêmico. Outras etapas estão ainda em fase de desenvolvimento: aplicaremos instrumento de pesquisa junto aos professores orientadores de TCCs/ TCEs para identificar os eventos de letramento que eles consideram necessários para o desenvolvimento desse gênero de texto. A partir dos dados coletados, observa-se que se proporciona pouca vivência dos estudantes em eventos de letramento científicos, o que pode melhor contextualizar a pesquisa acadêmica e a constituição de gêneros mais complexos como o trabalho de conclusão de curso. Os estudantes experienciam insuficientemente a produção escrita, o que dificulta os usos da escrita acadêmica como a constituição de um gênero que lhes exige sintetização de pesquisas bibliográficas e/ ou reflexão analítica de situações de pesquisa de campo, articulando teoria e prática.

ISSN: 1807-5754