18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

A concepção de infância dos professores da rede municipal de Joinville

Palavras-chave: Infância, Criança, Especificidades

O presente trabalho analisa a concepção de infância dos professores que atuam no 1º e 2º ano das séries iniciais na rede municipal de Joinville. A pesquisa busca compreender como a criança é percebida pelo professor. O objetivo principal da análise é verificar se as especificidades das crianças do 1º e 2º ano das séries iniciais do ensino fundamental são observadas e respeitadas no trabalho realizado pelos professores durante o processo de ensino e aprendizagem. Para levantar os dados necessários usou-se a pesquisa de campo, através de um questionário que foi aplicado com professores da rede municipal de ensino de Joinville e através da pesquisa bibliográfica. Com base na análise feita percebeu-se que o professor das séries iniciais e a escola têm um grande desafio de repensar suas práticas pedagógicas. A criança possui o direito de ser criança, de ter educação e proteção. A escola, como instituição de ensino tem papel fundamental para que esses direitos sejam assegurados. A criança ingressa na escola a partir dos seus seis anos de idade, mas até 2006 a maioria das crianças com essa idade estavam na educação infantil. Essa realidade mudou com a Lei 11.274, que instituiu o ensino fundamental de nove anos de duração, com a inclusão das crianças de seis anos de idade. O ensino fundamental de nove anos trouxe muitos questionamentos sobre o currículo para as classes das crianças de seis anos de idade, referentes ao que se deve trabalhar com essas crianças.

ISSN: 1807-5754