18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Trajetórias de letramento de professores de língua portuguesa na formação inicial

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: letramento, práticas de leitura, formação inicial

O objetivo do presente artigo é apresentar alguns resultados de uma pesquisa intitulada Trajetórias de letramento de professores de língua portuguesa na formação inicial, realizada com acadêmicos do curso de Letras, sobre suas práticas de leitura. Participaram da pesquisa 48 acadêmicos, sendo deste total, 24 acadêmicos do 1º ano, 12 acadêmicos do 4º ano – habilitação em língua portuguesa e 12 acadêmicos do 5º ano – habilitação em língua portuguesa e língua inglesa. Os participantes da pesquisa responderam a um questionário, caracterizando a pesquisa como do tipo survey. Neste artigo, serão apresentados os dados referentes a seis questões, a respeito das experiências de leitura dos acadêmicos entrevistados e sobre o motivo da escolha do curso de Letras como graduação. Os resultados revelaram as preferências de leitura dos acadêmicos, sendo em primeiro lugar livros, seguido de jornais e revistas. Em se tratando de livros, os resultados mostraram que, para a escolha de um livro, os acadêmicos levaram em conta, principalmente, a sinopse/resumo e o autor. Além disso, os motivos mais citados para a realização de leituras foram: conhecimento, entretenimento e lazer e o número de livros lidos por ano, pelos acadêmicos, foram entre 6 a 10 livros. Os resultados revelaram ainda que, do total dos participantes da pesquisa, 75% destes, quando crianças, tiveram alguém que lhes contou histórias. Sobre o motivo pela escolha do curso de Letras, os participantes responderam, em primeiro lugar, devido à língua inglesa/estrangeira, seguida pelo gosto de gramática e literatura.

ISSN: 1807-5754