18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Os gêneros de discurso utilizados pelo inovador sistema de Televendas, bem como, o perfil dos clientes que compram por tal sistema comercial

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Gêneros de discurso, Telemarketing / televendas, Perfil dos clientes

O atual cenário de globalização mundial, aliado as já conhecidas formas de comércio, nos fazem refletir sobre opções para inovar o processo de vendas e prospecção de clientes. Visitar um cliente, apresentar seu portfólio de produtos e aguardar o interesse do mesmo em efetuar uma compra, é uma realidade antiga, mas mantida por muitos como primordial. Ao analisarmos as aplicações do sistema de Televendas, observamos que este está sendo aplicado em muitas empresas como uma inovadora e prática forma de venda. Uma vez que bem planejado e bem elaborado, tal sistema costuma apresentar ótimos resultados para sua empresa, entretanto é uma opção de comércio ainda pouco utilizada nas organizações. Nesse sentido, o projeto “Os gêneros de discurso utilizados pelo inovador sistema de Televendas, bem como, o perfil dos clientes que compram por tal sistema comercial” objetiva investigar as características do gênero oral televendas, com a sua variação telemarketing, com o intuito de apresentar às empresas da região as especificidades desse gênero, preparando-as para desenvolver melhor a prática de vendas por telefone; apresentar o perfil de clientes que acessam a esse tipo de serviço das empresas, de forma que elas atinjam melhores resultados no comércio de seus produtos, trabalhando a comunicação com o cliente de forma adequada. O desenvolvimento deste projeto se deu da seguinte forma: a) pesquisa bibliográfica sobre o tema; b) aplicação de questionário junto a profissionais com a função de atendentes de televendas. Os resultados deste projeto indicam que há poucas referências sobre o tema, pois o que se encontra sobre o assunto não vai diretamente ao encontro da constituição do gênero em sua dimensão social e verbal. Sobre os resultados da pesquisa de campo, não podemos ainda relatá-los em razão de ela se encontrar em fase de desenvolvimento.

ISSN: 1807-5754