18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Plataformas digitais como apoio a educação universitária: uma nova proposta de arquitetura de informação para a interface do ambiente virtual da Univille

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Arquitetura da informação, Interface, Educação

O advento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e, consequentemente da internet, proporcionaram que tais recursos fossem adaptados para o ambiente educacional. Uma dessas adaptações são os ambientes virtuais de apoio ao ensino e aprendizagem, que proporcionam a possibilidade das interações entre instituição, professores e alunos, ocorram à distância, independentes do espaço-tempo. A Universidade da Região de Joinville – Univille, utiliza-se da plataforma Enturma com o objetivo de facilitar e auxiliar as atividades acadêmicas e administrativas. Dentro desse contexto, a presente pesquisa objetivou o desenvolvimento de uma proposta de arquitetura da informação para a interface do ambiente virtual de apoio ao ensino-aprendizagem da Univille. Para isso, a metodologia aplicada no projeto utilizou como base conceitual os métodos específicos e os processos metodológicos adotados por autores como Moggridge (2007), Brown (2010), Garrett (2011) e Preece et al. (2013). O desenvolvimento projetual contou com a participação ativa dos usuários durante todo o processo, ora contribuindo com informações, ora participando de decisões projetuais específicas, uma característica dos métodos empregados. Durante o processo foram utilizados diferentes métodos para a coleta de dados qualitativos dos grupos de usuários, além de outros métodos específicos para o levantamento quantitativo de informações. A seleção da metodologia e dos métodos aplicados foi orientada sob a notoriedade e a eficácia de disciplinas como o Design de Interação, o Design Centrado no Usuário e o Design Thinking. Tendo como resultado o desenvolvimento de uma proposta de arquitetura da informação planejada, desenvolvida e projetada para e com os usuários da plataforma.

ISSN: 1807-5754