18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

O plágio em textos acadêmicos: caracterização e análise de jurisprudências

Palavras-chave: Plágio, Direitos Autorais, Textos Acadêmicos

O projeto de pesquisa “O plágio em textos acadêmicos: caracterização e análise de jurisprudência”, em desenvolvimento no campus São Bento do Sul, tem como objetivo compreender o plágio na Universidade e estudar as formas de evitá-lo. Para tanto, foi desenvolvida pesquisa bibliográfica, jurisprudencial e documental sobre o tema com base nos resultados da análise dos dados coletados na pesquisa realizada e 2012 junto aos acadêmicos e professores. Nesta etapa de continuidade do projeto, buscou-se analisar a sistemática usada pelos professores (orientadores de estágio e monografia) no julgamento da presença ou não de plágio e propor alternativas. Buscou-se também construir um documento visando subsidiar professores e alunos com informações que possam oferecer orientação sobre plágio como contrafação no âmbito dos Direitos Autorais. Assim, com o resultado das pesquisas, ainda não concluídas, visa-se oferecer à Univille e demais universidades da região informações sistematizadas sobre as formas de identificação, análise e combate ao plágio no ambiente acadêmico. O cerne principal do estudo, conforme proposta já defendida em 2012, é oportunizar ações por parte de toda a comunidade acadêmica para prevenção e combate ao plágio; contribuir com pesquisas e ações já em andamento pelo Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual - NIPI para construção de políticas institucionais relativas a propriedade intelectual; contribuir com ações dos departamentos do campus São Bento do Sul, e, especial do curso de Direito, com relação a maior qualidade de seus trabalhos acadêmicos; contribuir para destaque ainda maior da Univille quanto à sua credibilidade e avanço no cenário competitivo das instituições de ensino da região. Reforça-se que a aplicação da proposta na Univille oportunizará o planejamento de ações que irão além do ensino do uso de citações e referências bibliográficas como aspecto metodológico por parte dos professores, atingindo a formação de consciência crítica por parte dos acadêmicos sobre o uso do conhecimento produzido por outros autores e sobre a importância da correta indicação de autoria como questão ética e para o avanço do conhecimento.

ISSN: 1807-5754