18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Educação e sensibilização: Representações do patrimônio histórico, sociocultural e ambiental para as políticas públicas na escola

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação ambiental, Patrimônio histórico cultural, Representações histórico ambientais

Os projetos EduCA vem trabalhando desde 2009 com pesquisas em comunidades de regiões urbanizadas localizadas em áreas de bacias hidrográficas: Rio Piraí (Bairro Vila Nova) e Rio do Braço (Distrito de Pirabeiraba) no município de Joinville (SC). Em 2012 com o Projeto EASens deu-se continuidade ao projeto iniciado em 2011, sempre nas mesmas escolas da rede municipal das duas áreas estudadas. As ações da pesquisa foram embasadas nos fundamentos da Educação Ambiental, História Ambiental, Patrimônio Histórico e do Patrimônio Cultural. O objetivo geral da pesquisa foi o de "promover um estudo da percepção e aprendizado das crianças (5º anos do ensino fundamental) enfatizando a educação e a sensibilização histórico ambiental, com vistas à percepção dos saberes representados no entendimento dos conceitos de Educação Ambiental e de Patrimônio Histórico Cultural". Esses temas foram trabalhados de diversas formas metodológicas, variando entre lúdicas e pedagógicas. A metodologia utilizada centrou-se na abordagem qualitativa - pesquisa ação de caráter intervencionista, com ênfase no formato etnográfico. Primeiramente no início das atividades da pesquisa, aplicou-se um questionário às crianças, e ao final, reaplicou-se o mesmo questionário, com vistas a uma análise comparativa sobre a assimilação dos temas abordados. As manifestações das crianças, observáveis na análise comparativa das respostas dos questionários, nas ações comportamentais durante as diversas etapas das atividades da aplicação da pesquisa e nas próprias expressões das crianças são a evidência da importância e dos resultados positivos da pesquisa. O destaque foi a última ação aplicada (sugerida pelas próprias crianças): a montagem de uma vermicomposteira em cada uma das seis escolas participantes da pesquisa, com a efetiva atuação das crianças e professores, sendo que também foram-lhes repassadas todas as orientações para a manutenção posterior. Todas as atividades propostas foram concluídas. No primeiro semestre de 2013 finalizou-se um levantamento histórico de materiais e textos para serem utilizados nas atividades que estão sendo executadas no segundo semestre. Tais levantamentos foram utilizados para a elaboração de palestras, preparação de powerpoint sobre as temáticas das palestras e fichamentos para orientação às professoras e alunos das escolas em que a pesquisa está sendo aplicada. Para o segundo semestre também está prevista a participação em congressos e seminários para apresentar os resultados da pesquisa, além da elaboração de novos artigos para publicação, que já estão em andamento.

Apoio / Parcerias: CNPq

ISSN: 1807-5754