18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Aplicação do design de superfície na moda canina visando à sustentabilidade do Abrigo Animal de Joinville

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: design de superfície, design de moda, sustentabilidade social

A natureza não lucrativa das Entidades de Interesse Social (EIS) pode comprometer o potencial dos seus produtos promocionais para difundir suas causas sociais. Diante deste fato, esta pesquisa sugere uma abordagem de design de superfície como estratégia visual em produtos promocionais de moda que contribua para a sustentabilidade financeira da ONG Abrigo Animal de Joinville. A moda foi escolhida, porque vem sendo percebida como efêmera e fútil, desprezando-se o significado simbólico e cultural do vestuário; e o design de superfície, por seu apelo estético e seu potencial emocional (PEZZINI et al, 2012). Este trabalho é a continuação de uma pesquisa iniciada e realizada no ano de 2012 na modalidade PIBIC individual intitulada ‘Design de Superfície na moda para a sustentabilidade da ONG Abrigo Animal de Joinville’, a qual proporcionou a produção de uma mini coleção de moda para o publico feminino. Além de ser o trabalho de conclusão de curso proposto pela acadêmica. A proposta para este ano de 2013, é a produção de uma mini coleção de moda canina de inverno para cães de porte médio, grande e gigante. A primeira etapa desta pesquisa visou a construir bases teóricas, através de uma revisão bibliográfica que estabeleceu relações conceituais entre os termos design de moda, moda canina, ergonomia canina, modelagem, design de superfície, linguagem visual, design emocional e design social. A segunda etapa focou na metodologia de pesquisa, coleta e análise de dados através da análise sincrônica (verificação dos materiais existentes atualmente no mercado à disposição dos consumidores); FFOA dos concorrentes (análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças); painel da expressão do produto (análise de produtos similares no mercado); entrevista semi estruturada com veterinários (levantamento ergonômico das necessidades e restrições do animal); questionário online (realizado com o público alvo com intuito de conhecer as preferências); tendências do inverno 2014 e por fim, a caixa morfológica (tabela com aspectos desejáveis e obrigatórios para a produção da mini coleção). Na terceira etapa, ocorre o desenvolvimento da mini coleção, através da conceituação; produção das cartelas de materiais, cores e aviamentos; geração de alternativas de looks e patterns; definição da mini coleção. A quarta e última etapa é formada pela: otimização da mini coleção; produção das peças e suas respectivas fichas técnicas; memorial descritivo.

Apoio / Parcerias: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Graduação) individual, financiado pelo FAP - Fundo de Apoio Estudantil

ISSN: 1807-5754