18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Aplicação do design de superfície em uma mini coleção de eco joias para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: design de superfície, design de moda, sustentabilidade social

Para levantar recursos financeiros algumas Entidades de Interesse Social (EIS) optam por desenvolver produtos e comercializá-los. Por conter natureza não lucrativa as EIS, tendem a ter dificuldades em competir em termos de atratividade com os seus produtos promocionais no mercado. Diante disso, o Grupo de Estudos de Design de Superfície com Interesse Social da UNIVILLE – GRES, oportuniza aos acadêmicos de Design realizarem pesquisa e desenvolvimento nessa área de atuação, em benefício da sustentabilidade de EIS. É o caso do presente projeto, Aplicação do design de superfície em uma mini coleção de eco joias para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville, cuja autora participa do GRES desde sua criação, em 2010 (MARGOLIN e MARGOLIN, 2002). O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver uma mini coleção de joias com reaproveitamento de material que contribua para a sustentabilidade econômica da EIS escolhida. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: a) revisão bibliográfica, b) contatos através de telefonemas e visitas presenciais; questionário online (Preece et al, 2005); entrevistas semi estruturadas (MORAES e MONT’ALVÃO, 2008), c) análise sincrônica, análise FFOA (BAXTER, 2000), quadro de requisitos (Iida, 2005; Moraes e Mont’Alvão, 2008), painel semântico, brainstorming, geração de alternativas de patterns, joias, seleção, testes e otimização (BAXTER, 2000). Os resultados observados no questionário online revelaram que o público alvo do projeto são em sua maioria mulheres, que possuem hábitos ecológicos e que comprariam tanto eco joias quanto produtos de campanha social. Análises ficaram em evidências atrativos diferenciados para a elaboração da mini coleção. Então, percebeu-se a necessidade de elaborar um símbolo para representar esse projeto e a elaboração de eco joias para campanhas sociais que fizessem alusão a causa. Conclui-se que após os estudos teóricos e os procedimentos de mercado utilizados no design, alcançou-se o resultado de 5 colares e 10 braceletes/pulseiras que serão doados (no mês de outubro) para a EIS escolhida como incentivo para continuação deste projeto por parte deles caso exista interesse. Com este projeto foi possível entender as diversas aplicações do design de superfície, inclusive aliado ao design de moda. Também foi possível perceber que o processo criativo e escolhas de um designer podem influenciar no produto final disponibilizado para o consumo da sociedade.

Apoio / Parcerias: CNPq

ISSN: 1807-5754