18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

A importância do processo de comunicação na contabilidade gerencial.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Contabilidade gerencial, Processo de comunicação, Tomada de decisão

A pesquisa realizada trata do processo de comunicação em pequenas e médias empresas do ramo de fabricação de móveis do município de São Bento do Sul, este processo relacionado à Contabilidade Gerencial. A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com aplicação de questionários em 20 pequenas e médias empresas moveleiras e em 20 escritórios de contabilidade que prestam serviços a essas empresas. Os resultados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, levando em consideração as rotinas e a percepção dos administradores, gestores e contadores sobre o processo de comunicação. O objetivo do trabalho foi contribuir para a avaliação e criação de estratégias visando a comunicação mais eficaz entre empresas e escritórios de contabilidade tendo como base de funcionamento os processos da Contabilidade Gerencial, uma importante ferramenta de apoio à gestão e tomada de decisão das empresas. A partir da análise dos dados, foi possível verificar na amostra estudada que a comunicação entre empresas e escritórios de contabilidade é freqüente, porém não é eficaz para aplicação da contabilidade gerencial, pois se percebeu que esta comunicação está mais voltada para esclarecimento de dúvidas técnicas em relação ao fisco e questões burocráticas das empresas, e não dúvidas estratégicas no que tange à contabilidade. Em relação à contabilidade gerencial, 80% dos escritórios entrevistados responderam que conhecem esta ferramenta, mas apenas 64% a utilizam como diferencial de serviço aos seus clientes. Por sua vez, somente 50% das empresas entrevistadas afirmaram conhecer e utilizar esta ferramenta da contabilidade, porém as que não utilizam responderam que nunca obtiveram conhecimento desta por parte dos contadores. Estes 50% manifestaram interesse em conhecer e usar a contabilidade gerencial em seu negócio, o que aponta novos caminhos para o trabalho de pesquisa no sentido da importância de sua continuidade em 2014. Este pode ser um nicho de atuação em que os acadêmicos e egressos da contabilidade invistam, buscando aperfeiçoamento sobre o assunto. Como principal conclusão destaca-se que os dados confirmaram a falta de comunicação e divulgação da contabilidade gerencial por parte dos contadores e que este ainda é um campo que deve ser mais explorado, criando-lhes diferencial competitivo. Portanto, afirma-se que é necessário o aperfeiçoamento do processo de comunicação no serviço de contabilidade, especialmente se tratando de aplicar a contabilidade gerencial, com os seus usuários para que a informação seja uma verdadeira fonte de conhecimento para a tomada de decisão em um negócio.

ISSN: 1807-5754