18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

O design retrô e vintage na indústria moveleira: uma análise dos elementos visuais aplicados em Rio Negrinho e região.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design Retrô , Vintage , Percepção Visual

Este material apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo, definir diretrizes visuais de projeto que auxiliem no desenvolvimento de produtos com a temática retrô e redesign vintage. O retrô pode ser entendido como uma releitura de objetos de caráter vintage, atribuindo valores contemporâneos, porém evidenciando características do passado. Entende-se por redesign, o redesenho ou releitura de um projeto, substituindo seus elementos por outros mais atuais e eficazes. O redesign vintage é aplicado principalmente na moda e no mobiliário. Com base na observação dos produtos desenvolvidos nos últimos anos, verifica-se um aumento significativo na execução de produtos que evidenciam o estilo retrô, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e no setor mobiliário. Objetiva-se entender a partir da pesquisa, o processo cultural de origem do mobiliário retrô/vintage por meio do referencial bibliográfico. O estudo prioriza a identificação desta aplicação em produtos do setor moveleiro em Rio Negrinho e região, permitindo novas possibilidades projetuais. Inicialmente foram realizados estudos bibliográficos sobre a percepção visual com foco no design emocional, repertório, memória figurativa e sensações. Por meio da percepção visual é possível identificar os objetos que nos cercam, sendo assim o design emocional estuda o comportamento do usuário e suas sensações ao evidenciar um produto. Os sentidos que atribuímos aos objetos são provenientes do nosso repertório, as experiências e momentos vivenciados, que nos permitem representar e identificar os elementos que nos cercam. Além das questões ligadas ao produto, também foram analisadas as relações destes com os usuários, identificando os motivos pelos quais apreciam os objetos antigos ou que retomam ao antigo. Abordagem teórica focou o comportamento, memória e tempo passado. A partir destes resultados foi elaborado um comparativo entre o ofício do design e sua contribuição na estratégia para a preparação de um material visual com enfoque nostálgico. Posteriormente, iniciaram-se estudos de casos em empresas do setor, bem como a análise de produtos e catálogos de Rio Negrinho e região. Devido à disponibilidade das empresas, estão sendo analisadas cinco empresas da Região. Com isso, concluiu-se que há falta de material gráfico explicativo que auxilie na resolução de problemas neste setor, oferecendo alternativas viáveis com o propósito de melhorar a estratégia de venda dos produtos por meio do apelo sensorial e cognitivo. Como já apontado anteriormente, a pesquisa ainda está em andamento, faltando ainda à finalização das entrevistas e os resultados obtidos através do contato com as empresas em análise.

Apoio / Parcerias: Apoio de empresas de Rio Negrinho e região.

ISSN: 1807-5754