18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

A linguagem dos quadrinhos: literatura, arte e conhecimento

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Histórias em Quadrinho, Literatura, Conhecimento

Atualmente, há uma grande dificuldade por parte dos professores em atrair a atenção das crianças em sala de aula e de propor atividades que venham de encontro com o interesse destas crianças. O uso dos quadrinhos em sala de aula pode proporcionar muito conhecimento e reflexão através da arte e da literatura apresentada, possibilitando às crianças uma nova forma de aprendizado, mais divertida e prazerosa, pois utiliza uma ferramenta na qual elas têm contato frequentemente. O projeto de pesquisa “A Linguagem dos Quadrinhos: Literatura, Arte e Conhecimento” tem por objetivo desenvolver um banco de dados com histórias em quadrinhos que contenham elementos que possam ser utilizados em sala de aula. Objetiva ainda mostrar que os quadrinhos não são somente entretenimento ou subliteratura, mas podem ser trabalhos carregados de simbolismos e críticas sociais que podem ser utilizados para fortalecer, de forma lúdica, os debates em torno de temas diversificados, explorando todos os aspectos que essa forma de leitura pode oferecer, como a linguagem, a imagem e o contexto. A autora, ao atuar junto com o projeto buscou encontrar histórias que pudessem ser utilizadas em sala de aula, auxiliando no processo ensino aprendizagem. Tem-se portanto uma visão das histórias em quadrinhos como ferramenta didática e também como fonte de discussões sobre a linguagem apresentada nos quadrinhos como forma de complementar o ensino e como isto pode contribuir para o conhecimento e aprendizado das crianças em fase escolar.

ISSN: 1807-5754