18° Seminário de Iniciação Científica

De 21/10/2013 à 25/10/2013

Conectividade e Redes Sociais nas grandes empresas da microrregião do alto Rio Negro: Mapeamento do uso e influência nos processos de gestão.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Conectividade e Redes Sociais, Uso e influência, Processos de gestão e relacionamento

A conectividade associada a todas as tecnologias disponíveis para a gestão nos dias atuais veio deixar ainda mais competitivo o mercado que se desenvolveu com a globalização. As redes sociais reúnem múltiplas possibilidades e oportunidades, as quais devem ser aproveitadas pelas empresas que desejam inovar em seus processos, bem como desempenham grande diferencial para os negócios das mesmas. É com base nas constantes mudanças que vêm formando o atual cenário competitivo no qual as organizações estão inseridas, que buscou-se por meio dessa pesquisa realizar mapeamento nas maiores empresas da microrregião do alto Rio Negro sobre o uso e a influência que a conectividade e as redes sociais representam nos processos de gestão e relacionamento efetuados, a fim de analisar a maneira que as maiores empresas fixadas na região pesquisada estão se posicionando frente às demandas do mercado na utilização das redes sociais, procurando conhecer quais são os processos realizados através desses mecanismos, bem como a percepção dos gestores e colaboradores acerca da influência que a conectividade e as redes sociais possuem sobre seus processos. O método utilizado para a consecução de tal objetivo foi o método qualitativo, sendo que a população abrangeu as dez maiores empresas regionais, nas quais foram abordados um gestor e três colaboradores. Os dados foram obtidos através de questionários, os quais foram elaborados com base em pesquisas bibliográficas. Através do mapeamento gerado com os dados obtidos pela pesquisa, foi possível identificar que as principais estratégias utilizadas para que as empresas adotassem o uso das redes sociais foram 16,67% para o fortalecimento da marca, e 14,58% para se comunicar com os clientes e o público. As principais atividades realizadas por meio das redes sociais são 60% para o monitoramento e controle de acesso a informações na internet pelos funcionários, e 40% para o recebimento de feedback sobre seus produtos e serviços. Das atividades que resultaram em melhorias, o relacionamento com parceiros e clientes correspondeu a 60%, e o marketing e propaganda a 50%, sendo que a participação de todos os colaboradores foi apontada como dificuldade para 30% dos pesquisados. A conectividade e as redes sociais constituem num grande desafio a ser enfrentado por todas as organizações presentes ou não na microrregião do alto Rio Negro, mas em contrapartida utilizá-las traz a oportunidade de integrar-se à vida da maioria das pessoas o que torna a gestão inovadora e moderna.

ISSN: 1807-5754