3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

Mudanças de Comportamento em Crianças do Projeto Natação na Escola Com o Início da Prática da Natação.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: mudanças, comportamento, natação

Introdução: Natação na escola é um projeto de extensão da UNIVILLE e instituições parceiras que tem por objetivo oferecer um programa de natação aos escolares da rede pública de ensino de Joinville com idade entre 10 e 12 anos completos no ano em curso, que possibilite a aprendizagem e a prática dos estilos de nado. Nesta faixa etária as crianças passam por varias alterações fisiológicas e comportamentais e este estudo se propôs a descobrir quais as mudanças de comportamentos das crianças integrantes do projeto que podem estar associadas à prática da natação. Makarenko (2001) cita o desenvolvimento físico, a melhoria da resistência e a diminuição das crises de doenças respiratórias como bronquite e asma como principais mudanças que podem ocorrer com o início da prática da natação. Neste sentido entende-se que a natação pode ajudar na melhoria do desempenho respiratório, da agilidade, de resistência, além de contribuir de forma decisiva para um aumento na qualidade de vida. Metodologia: a pesquisa foi do tipo exploratória descritiva. Foram entrevistados oitenta e quatro pais de alunos integrantes do projeto, que responderam a questão:Vocês pais, perceberam alguma mudança de comportamento em seus filhos que pode estar associada a prática da natação? Resultados: Alguns dos respondentes apontaram apenas uma mudança de comportamento, mas a maioria registrou várias mudanças. Estas foram agrupadas por categorias para facilitar a análise e discussão dos resultados de acordo com a técnica de análise de conteúdo proposta por Rauen (2001) Os resultados indicam que 31% dos respondentes percebem que seus filhos passaram a apresentar comportamentos desejáveis como responsabilidade, disciplina, organização, entre outros, 30% perceberam mudanças no desenvolvimento físico das crianças, 26,2% perceberam melhora na saúde, 8,7% perceberam maior interesse pela natação e 3,8% não perceberam nenhuma mudança de comportamento. Conclusão: a partir desta investigação pode-se dizer que as mudanças de comportamentos associadas ao inicio da prática da natação correspondem a elementos prioritários na formação do cidadão: saúde e educação. Estes resultados reforçam a importância da prática esportiva na fase escolar das crianças que precisam estar envolvidos em ambientes saudáveis para o seu desenvolvimento integral.

Apoio / Parcerias: FELEJ - Fundação de Esportes Lazer e Eventos de Joinville Projeto Jovem Cidadão UDESC- Joinville

ISSN: 1808-1665