3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

Palhaçoterapia

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Humanização, Cuidados de Saúde, Educação médica

Nos últimos anos, vem se reconhecendo de modo crescente a necessidade de se humanizar a atenção à saúde, e mais especificamente a atenção médica, tanto a nível das instituições formadoras destes profissionais quanto dos serviços de saúde, criando quase um consenso sobre a necessidade de se “re-humanizar” a Medicina, de se desenvolver e fornecer recursos humanísticos para o processo de formação e de atuação do médico e dos diversos profissionais de saúde em geral. Apesar disso, ainda são poucas as iniciativas neste sentido, uma vez que o modelo biomédico de formação ainda é predominante na maioria das escolas médicas do país. Uma iniciativa que vem ganhando adesão crescente de participantes nas escolas médicas brasileiras é a constituição de grupos que desenvolvem experiências artísticas baseadas em técnicas circenses e teatro clown em ambientes hospitalares, visando estabelecer outras relações com crianças hospitalizadas, pais e profissionais de saúde, bem como com o saber médico e as rotinas hospitalares. Este projeto busca resgatar na formação dos estudantes a preocupação com os aspectos humanísticos do cuidado à saúde.Após receberem um treinamento em habilidades artísticas, os estudantes passaram a visitar semanalmente a ala pediátrica de um hospital público, visando estabelecer uma comunicação com as crianças internadas, captando suas necessidades e respondendo a elas. O impacto deste projeto foi avaliado por meio de entrevistas qualitativas realizadas durante o mês de outubro/2004, entre 19 acompanhantes / pais e 6 profissionais de saúde que assistem às crianças na ala pediátrica do Hospital, apontando melhora no humor, na comunicação e na interação com os profissionais de saúde, com os pais e com outras crianças internadas. Segundo eles, todas mostraram-se mais alegres e ativas, três delas mostraram melhora do sono e uma da alimentação. A maioria das crianças perguntou a respeito da próxima visita dos terapeutas da alegria e todas fizeram comentários positivos sobre a visita aos pais e aos profissionais.Com relação aos alunos, notou-se mudanças importantes em termos de humanização do cuidado, reflexão crítica sobre o modelo biomédico e suas limitações, desenvolvimento da cidadania e conscientização sobre sua responsabilidade social.

Apoio / Parcerias: Hospital Materno infantil

ISSN: 1808-1665