3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

Levantamento Etnofarmacológico: Uma Estratégia Para o Ensino de Botânica no Curso de Farmácia.

Universidade da Região de joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Levantamento etnofarmacológico, Ensino, Botânica

Os acadêmicos do curso de Farmácia muitas vezes não observam a relevância da disciplina de Botânica para sua formação profissional. Buscando quebrar este paradigma, foram desenvolvidas atividades a partir de um levantamento etnofarmacológico, para que os acadêmicos verificassem junto à população, quais plantas eram empregadas para o tratamento de seus problemas de saúde. De início os estudantes foram agrupados em equipes para definir questões relevantes a serem investigadas durante as entrevistas. Em seguida as equipes expuseram ao grande grupo as questões produzidas, elaborando coletivamente o questionário a ser utilizado nesta atividade. Posteriormente, os acadêmicos foram a campo para entrevistar membros da comunidade local, obtendo amostras das plantas usadas como medicinais. No Herbário da UNIVILLE tais plantas foram prensadas, desidratadas e identificadas. Após a identificação do material botânico, os acadêmicos pesquisaram em bases científicas a confirmação da atividade atribuída às plantas coletadas. Em seguida foi realizada uma busca em farmácias, ervanários e supermercados, para conhecer quais dentre as plantas cultivadas pela comunidade eram comercializadas, sob que formas (chás, xaropes, comprimidos, etc.) e se eram indicadas para os mesmos fins observados no levantamento etnofarmacológico. Amostras de chás a granel e em saches destas plantas foram adquiridas e analisadas à luz da legislação vigente, conduzindo os acadêmicos ao estudo da farmacobotânica (verificação da pureza e qualidade do material analisado). Paralelamente, junto à disciplina de Controle de Qualidade, foram realizadas análises microbiológicas para verificar a presença de fungos e bactérias nas amostras. Durante o processo, as professoras das disciplinas atuaram como mediadoras, estimulando os estudantes a produzirem seu conhecimento. As exsicatas e informações obtidas foram incorporadas a uma pasta-herbário utilizada para avaliar a atividade. Ao final das atividades, os acadêmicos redigiram um artigo no qual relataram os resultados das análises. Este trabalho terá continuidade no ano seguinte, na disciplina de Farmacognosia. O levantamento etnofarmacológico forneceu elementos que puderam ser explorados ao longo do ano letivo, mostrando-se uma ferramenta pedagógica de relevância no processo de ensino-aprendizagem. A incorporação dessa atividade ao ensino da Botânica vinculou de forma consistente teoria e prática, despertando nos acadêmicos maior envolvimento com a disciplina, uma vez que passaram a considerar o tema de utilidade para sua formação profissional.

ISSN: 1808-1665