3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

Práticas pedagógicas mediada por computador: estudo para a implantação de 20% de ensino não presencial em cursos de graduação

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Uso do computador, prática pedagógica, universidade

Esse trabalho, - parte de um projeto de pesquisa denominado EADUNI2 - tem como objetivo identificar em que medida os professores universitários utilizam as tecnologias de informação e comunicação – TICs em sala de aula. Para Moran (2006) e Salmon (2004) o uso do computador requer uma metodologia de mobilização dos sujeitos envolvidos com o processo e a construção de práticas que propiciam a aprendizagem colaborativa e interativa. O professor, enquanto mediador do processo, deve ter domínio das ferramentas informacionais para construir uma abordagem na perspectiva da autonomia dos acadêmicos. Os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa de campo realizada em 2006 com 215 professores de uma universidade utilizando um questionário com perguntas fechadas e abertas. Seu resultado demonstrou que os professores percebem a importância da inserção das TICs na sala de aula, mas estão receosos quanto à sua efetivação na prática.

ISSN: 1808-1665