3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

HISTÓRIAS DE DOMINGO

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Contação de Histórias, Domingo, Crianças Hospitalizadas

A leitura deve ser experimentada como prazer que se aprende e se apura num estreitamento maior das relações entre leitor, texto, contexto e tem repercussões psico biológicas, que afetam o sujeito emocional e intelectualmente e, por tanto, interfere no corpo social e individual dos sujeitos. O livro, no mundo contemporâneo, proporciona a possibilidade de escutar a própria voz e de descobrir formas de contar a história nele contida. Entre canto e ritmo o contador convida o ouvinte a integrar a palavra impressa e assim, o ouvinte criança chega ao livro, dá sentido ao texto, conta e aumenta seu repertório de leitura a partir de suas memórias. As narrativas infantis estimulam o exercício da imaginação, a percepção do real em suas múltiplas significações, bem como a consciência do eu em relação ao outro e a leitura de mundo em seus diversos níveis, o que conjuga uma condição básica para a plena realidade do ser. Dessa forma, “(...) a Literatura Infantil constitui um fenômeno visceralmente humano, sendo que a criação literária será sempre tão complexa, misteriosa e essencial, quanto a própria criação humana.” (Novaes Coelho, 1987: 28) Nessa perspectiva, é preciso considerar que a linguagem é um fenômeno inevitável e peculiar ao ser humano, tanto que diferentes tipos de linguagem, exigem diferentes tipos de leitura. Podemos ler expressões faciais de alguém, ler o tempo, ler um quadro ainda que “(...) usualmente o ato de ler esteja associado à escrita e o leitor visto como decodificador de letras... mas será que o ato de ler não vai além da escrita?” (Martins, 1982: 07). Segundo Martins, o ato de ler é uma prática que envolve compreensão e associações com a realidade. Tomando por base essa afirmação, o projeto sustenta-se, no sentido de garantir a aproximação da criança com o livro através de recursos que resgatam o aspecto oral da literatura e promovam um momento mágico, tanto para as crianças internadas no hospital, quanto aos seus acompanhantes. Isso porque a arte de contar histórias é uma experiência física, na qual o contador se engaja integralmente nos sentidos produzidos pelos ouvintes.

Apoio / Parcerias: Hospital Infantil Dr. Jessé Faria

ISSN: 1808-1665