3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

Educação a distância no curso de Artes Visuais: uma perspectiva de consideração intersubjetiva da aprendizagem à distância

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: educação a distância, artes visuais, intersubjetividade

A evolução das tecnologias lança um desafio ao contexto educacional: educar a distância por meio de ambientes virtuais de aprendizagem. É necessário refletir acerca de metodologias, fundamentadas em concepções de conhecimento, para lidar com possibilidades e entraves da era tecnológica. O projeto de pesquisa ARTEC objetivou investigar possibilidades de efetivação da Educação a Distância, no curso de Artes Visuais da UNIVILLE, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação disponibilizadas, sob a perspectiva das concepções intersubjetivas do conhecimento. Para tanto, o projeto apoiou-se em uma metodologia que seguiu os seguintes passos (1)Pesquisa bibliográfica: identificação e pesquisa de teorias que, atualmente, fundamentam o EAD; reflexão acerca de concepções de conhecimento buscando fundamentação teórica para as atividades de EAD; investigação de metodologias, para práticas em EAD, apropriadas à estrutura do curso de Artes Visuais da UNIVILLE e ao perfil de seus estudantes; (2)Investigação legislativa: investigação dos aspectos legais que regulamentam o EAD; revisão de Matriz Curricular do curso de Artes Visuais; (3)Pesquisa de campo: verificação de experiências em EAD, realizadas por cursos de Artes Visuais de outras instituições; entrevista com estudantes do curso de Artes Visuais; contato com comitê de TI da UNIVILLE tomando contato com possibilidades e perspectivas apontadas; levantamento de dados acerca das TICs da universidade (verificação de recursos para aulas on-line e produção de material impresso; análise do AVA disponibilizado pela UNIVILLE); Como resultados do projeto destaca-se (1) em termos de produção e publicação científica: redação de artigo, para futura publicação em revista científica; (2)em termos de investigação bibliográfica: levantamento bibliográfico acerca de teorias e legislação em EAD e produção de documentação; ampliação do acervo da biblioteca mediante solicitação de bibliografias atualizadas envolvendo as temáticas EAD, AVAs e concepções de conhecimento.

ISSN: 1808-1665