3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA ON LINE

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Comunidade de aprendizagem on line, Língua inglesa, Habilidades de leitura e escrita

Na área de Lingüística Aplicada, é defendida a idéia de que devemos fornecer para os estudantes materiais de ensino que sejam relevantes e motivadores, de modo que os aprendizes possam se envolver amplamente com as atividades e, conseqüentemente, colher melhores resultados. Na mudança da sociedade atual e da inserção de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, é fundamental que os docentes contemplem, no processo de construção, não apenas as necessidades dos estudantes, mas também as exigências sociais e as possibilidades das novas mídias. A comunicação mediada pelo computador (CMC) vem ganhando, mais atenção no campo da Língua Inglesa como Língua Estrangeira. Com base na aprendizagem colaborativa, acredita-se que a CMC promova a aprendizagem e o fortalecimento do aprendiz. Considerando os computadores como ferramentas educacionais e profissionais, o desenvolvimento de atividades de leitura e de escrita via internet podem se tornar uma ferramenta auxiliadora para que os estudantes, os professores e a comunidade em geral, aprendam Língua Inglesa de maneira mais consistente com o mundo no qual vivem e atuam. Nessa perspectiva, este projeto foi um programa de extensão que utilizou a tecnologia como suporte, e tinha duas metas principais: (a) explorar como uma comunidade virtual facilita a aprendizagem de língua estrangeira e (b) criar oportunidades para um desenvolvimento mais rápido das estratégias de leitura e de escrita através dos textos autênticos e relevantes. O projeto foi conduzido de Agosto a Dezembro de 2006 com 25 participantes, estudantes universitários e professores de Língua Inglesa da rede municipal de ensino. Criou-se um grupo no site da Univille como suporte para a comunicação do grupo. No início, os estudantes solicitaram via e-mail sua participação e depois receberam as instruções necessárias. Na etapa seguinte, as atividades foram enviadas semanalmente. O curso foi altamente interativo e contou com o acompanhamento sistemático de uma estagiária e da professora que coordenou as atividades, observando o desenvolvimento dos estudantes e dando um feedback quanto ao desempenho da compreensão e da produção do estudante. Ao final, foi aplicado um teste de avaliação do desenvolvimento dos participantes quanto ao aprendizado de Língua Inglesa e um questionário de avaliação do curso a fim de verificar a opinião dos participantes quanto às atividades propostas. Este projeto veio a beneficiar a UNIVILLE por proporcionar, através desta experiência, a comunicação entre a Universidade e a comunidade acadêmica demonstrando assim, seu comprometimento com a capacitação da sua comunidade e revelando seus princípios de responsabilidade social.

ISSN: 1808-1665