3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

Gêneros discursivos em aquisição da escrita

Univiversidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Aquisição da escrita, Gêneros discursivos, Descrição

Durante o ano de 2005 foi dado início a uma pesquisa acerca dos gêneros discursivos presentes no dia-a-dia de estudantes de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram obtidos, essencialmente, através de questionários respondidos por professores, alunos e pais, de escolas das redes pública e particular de ensino. Em 2006, como proposta de continuidade, a atenção voltou-se para o que, de fato, ocorria na sala de aula. Buscou-se, a partir da observação direta de atividades de ensino, verificar o quanto os gêneros discursivos se faziam ali presentes. Foram observadas algumas poucas atividades envolvendo alguns gêneros, na perspectiva colocada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), considerando-se sua organização lingüística, sua esfera de utilização e sua função social. Contudo, o que mais se observou foi o uso de textos típicos do espaço escolar ou, quando da introdução de algum texto não típico, a transformação do material em instrumento didático para o trabalho com um ou outro tópico. A partir destas constatações, foi desenvolvida uma atividade de seleção e descrição de alguns gêneros, trabalho que poderá ser utilizado em sala de aula. A descrição envolve: tipo de leitura, esfera de circulação, conteúdo temático, estilo, linguagem e seqüências didáticas. Alguns dos gêneros já descritos: história em quadrinhos, poema, reportagem, notícia, rótulos, piadas, verbete etc. Espera-se que tal material possa servir de apoio para os professores na busca de atividades que conduzam o aluno à percepção de que a escrita é algo presente em seu dia-a-dia. Os principais autores consultados são: Bakhtin (2000 [1952, 1953]), Schneuwly e Dolz (2004), Lopes-Rossi (2005), PCNs (1998) e a Proposta Curricular de Santa Catarina (2005).

Apoio / Parcerias: Secretaria Municipal de Educação

ISSN: 1808-1665