3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

Avaliação em Artes Visuais:Buscando novos caminhos

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Artes Visuais, Avaliação, Aprendizagem

A pesquisa “Processos de avaliação em arte: da formação superior ao ensino básico” está sendo realizada na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, e pretende investigar os processos de avaliação, como são desenvolvidos, quais critérios norteiam esses processos e quais os aspectos epistemológicos do ensino das artes visuais permeiam o campo da avaliação. A metodologia da referida pesquisa segue uma linha qualitativa, com observação in lócus, enfoque etnográfico e análise documental, a fim de identificar as atuais práticas avaliativas. Durante o ano de 2006, o processo de pesquisa teve como objetivo aprofundar questões teóricas referentes a avaliação em artes visuais. Esses estudos e reflexões se deram no contexto do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação – NUPAE, o que contribuiu para ampliar os conceitos sobre a compreensão deste objeto de investigação. No ano de 2007, um dos aspectos primordiais dessa pesquisa tem sido tecer o mapeamento do cenário das práticas avaliativas em artes visuais no contexto do ensino básico em Joinville, Santa Catarina. Esse mapeamento está sendo construído a partir da análise de Relatórios de Estágio Curricular Supervisionado (2006 – 2007) e de entrevistas semi-estruturadas em escolas públicas da região de Joinville. As categorias de análise que tem sido abordada nessa pesquisa são: quais conteúdos em artes visuais são abordados no ensino básico? Como e a partir de que critérios esses conteúdos/conceitos são selecionados? Há participação dos alunos nesse processo? Se há de que forma? A avaliação é somente centrada no produto final? A avaliação é somente centrada no processo? A avaliação prioriza processo e produção? A avaliação é fundamentada numa concepção tradicional ou formadora de ensino e aprendizagem? A avaliação no ensino das artes visuais é de alguma forma articulada aos conceitos contemporâneos da arte? Quais dificuldades encontradas por professores e alunos nos processos avaliativos? Os dados preliminares têm nos apontados fragilidades com relação à avaliação em artes visuais, especialmente nas questões relacionadas à falta de clareza nos critérios avaliativos e da quase inexistência desses, nos processos que envolvem as questões epistemológicas avaliativas. Pesquisas internacionais na área (Boughton 2005) enfatizam a importância da “avaliação formadora”, na qual os alunos analisam seu próprio desempenho através de autocrítica, além da produção de pastas de atividades, diálogo entre professor e aluno, exposições de trabalhos, ensaios, fotografias e outros registros como fonte de análise para o processo de avaliação.

ISSN: 1808-1665