3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

Vivências significantes geram conhecimento sensível.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: sociologia da arte, conhecimento sensível, vivências significantes

Neste relato pretende-se socializar encaminhamentos propostos na disciplina de sociologia, no curso de Artes Visuais, considerando o objetivo de “construir um olhar crítico e propiciar a apropriação dos conhecimentos sociológicos para a análise da sociedade, da educação e da arte”. Neste caso, será enfatizada a diferença que ocorre no olhar reflexivo do aluno, quando lhe é possibilitado a mediação entre a vivência pessoal e o conhecimento teórico a ser apropriado. As primeiras ações, foram atividades de pesquisa acerca do olhar do aluno para si mesmo como parte integrante da sociedade. Para a apresentação dos alunos disponibilizou-se catálogos de arte, os quais atuaram como suportes para que eles refletissem sobre si mesmo e sobre sua relação com as imagens escolhidas. Em seguida solicitou-se aos alunos que respondessem por escrito sobre o papel da arte na sua vida. Textos de apoio foram apresentados discutindo-se então o conceito de Sociologia e Sociologia da Arte. Em seguida, visitamos a Exposição de Artistas Joinvillenses, tendo como desafio a escolha de uma obra para ser analisada sob a perspectiva sociológica a partir de roteiro pré-estabelecido. Para motivar a discussão sobre Cultura Brasileira, iniciamos com apresentação da fita de vídeo “Modernismo Brasileiro”, na qual as obras dos artistas participantes do movimento foram visualizadas, discutindo-se as idéias e as conseqüências da Semana de 22 no Brasil. Neste ponto, voltamos a trabalhar com a visão de si mesmo e foi solicitado aos alunos que pesquisassem a origem de sua cultura pessoal. A partir daí, diferentes materiais (textos, filme, obras de arte) deram suporte teórico para a compreensão das diferenças culturais no país. Estas ações sempre foram mediadas fazendo-se a relação entre o individual e o coletivo, apontando reflexões sobre a responsabilidade de cada um com as questões sociais. Em especial realizamos um debate sobre duas entrevistas marcantes: de Ariano Suassuna e Marcola do PCC, resultando em uma avaliação formativa extremamente significativa. Concluímos então, na avaliação final, de que o aluno, ao ser ouvido e respeitado nas suas individualidades, terá condições mais favoráveis para desenvolver seu espírito crítico e reflexivo, transformandoo conhecimento sensível em “Vivências Significantes”.

ISSN: 1808-1665