3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

Incentivo à não- violência através da leitura crítica de propaganda

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: leitura crítica, gênero textual, não violência

Esta comunicação tem como foco apresentar as estratégias utilizadas para desenvolver a leitura crítica de um gênero textual - a propaganda. Essa atividade faz parte de um projeto de extensão universitária intitulado “Educação lingüística: promoção da não-violência através da leitura crítica em língua inglesa”, que objetiva promover a reflexão sobre atitudes de não-violência a partir da leitura crítica de diferentes gêneros textuais. A violência é evidenciada em diferentes formas desde a agressão física, psicológica até a comunicativa. É, nessa última, que essa proposta extensionista tem seu enfoque principal. As relações sociais se dão pela linguagem e, segundo Bakhtin (1988), a consciência do indivíduo se desenvolve a partir de signos criados por um grupo através da interação entre os seus participantes. A linguagem ocorre entre sujeitos discursivos marcados sócio-historicamente. Para Fairclough (1989), significa que as pessoas estão agindo no mundo através da linguagem, se construindo e construindo o outro. Portando, é através da reflexão do significado da linguagem que é possível provocar uma transformação nos sujeitos falantes. O projeto sobre educação lingüística teve início em 2006 e já foi desenvolvido com dois grupos de alunos da Educação Básica e dois de alunos da terceira idade. Os resultados mostraram que as estratégias para a leitura crítica de propaganda não só auxiliaram na reflexão, como também contribuíram para uma postura mais consciente frente à violência, incentivando os participantes ao uso da linguagem para a paz.

ISSN: 1808-1665