3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

Construção de material didático: a partir da leitura, análise e interpretação do grafismo infantil

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: grafismo infantil, leitura e inerpretação, arte infantil

A pesquisa tem como objetivo construir material didático referente ao grafismo infantil, compondo um banco de imagens e textos para subsidiar pesquisas e estudos, contribuindo com questões conceituais e metodológicas aos profissionais das áreas da Arte, Educação e Psicologia. Com esta pesquisa cumpriu-se uma das metas e objetivos do Núcleo de Pesquisa da Arte e Arte na Educação-NUPAE. Após um aprofundamento teórico e metodológico de autores que já estudaram o assunto, coletaram-se desenhos de crianças de 2 a 6 anos de idade, estudantes do Colégio da Univille, os quais foram utilizados para análise e interpretação. A linha metodológica da pesquisa tem foco qualitativo, uma vez que se preocupa com hipóteses variáveis bem definidas e com a mediação objetiva As categorias que foram analisadas têm como elementos visuais: cor, linha, textura, planos, pontos e as temáticas como: figura humana, moradias, árvores; juntamente com símbolos, ícones, signos, sinais e percepção espacial. Os símbolos representam o mundo a partir das relações que a criança estabelece com as pessoas que fazem parte do seu contexto social, cultural e consigo mesma. A arte infantil permite as crianças inventarem e experimentarem suas idéias, suas ações, sés desejos e seus sentimentos representados de formas bastante variadas, deixando transparecer as suas emoções. A relação do ser humano com o mundo é mediada por signos e estes passam a ter significados cada vez mais claros à medida que a criança se desenvolve dentro de determinado contexto social e cultural. Através dos signos externalizados por meio da linguagem gráfica e verbal, tem-se a possibilidade de compreender a evolução da arte gráfica e o que eles representam para a criança. Com o resultado da pesquisa, obteve-se a possibilidade de elencar conceitos de diferentes autores sobre o tema proposto, assim como organizar materiais de apoio pedagógico para profissionais que atuam na educação infantil. O desenho registra os pensamentos da criança e o educador deve estar muito atento às produções de seus alunos para acompanhar o ritmo pessoal e cada faixa etária. Estimular com novos materiais, novas atividades resultará em avanços singulares no que diz respeito à apropriação do sistema de representação dos desenhos.

ISSN: 1808-1665