3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

A escola municipal Amazona: burocracia, inserção social e memória

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Escola, Ensino, Memória

O presente trabalho faz parte de uma reivindicação da Secretaria Municipal de Educação que ansiava ver registrado as memórias e a sistematização da documentação de suas escolas para que seus registros não se perdessem, já que tornou-se fato comum as chamadas “limpezas” dos arquivos. As comunidades que se envolveram na construção e nas histórias das escolas querem ver concretizadas suas memórias e (co)responsabilizar as atuais pela preservação de sua documentação. Objetivamos neste trabalho, contribuir na conscientização da necessidade da preservação documental e patrimonial deste ambiente público e compreender em que medida as instituições de ensino municipais, exemplificada aqui neste trabalho pela “Escola Municipal Amazonas” se inscrevem na estrutura social de sua comunidade. Ao mesmo tempo, nos propusemos verificar como a sociedade joinvilense assumiu esta responsabilidade e de como isso se refletiu e se reflete num determinado modo de vida social e cultural de sua população bem como recuperar as memórias coletivas que reuniram olhares significativos dentro de uma discussão metodológica de duas áreas do conhecimento: História e Educação. Uma ampla pesquisa bibliográfica, juntamente com pesquisas orais, mobiliárias e de uma documentação primária das escolas, legislativas e de órgãos gerenciadores foram confrontados e analisados para podermos construir um panorama do ensino municipal. A Escola Municipal Amazonas, localizada na Estrada Rio do Júlio, no alto da serra, área rural de Joinville divisa com Campo Alegre, Distrito de Pirabeiraba, inaugurada em 1942 e desativada em 1998, constituiu-se em um exemplar significativo da estrutura das escolas isoladas do século XX, dada à riqueza da sua documentação, organização e grau de preservação na qual esta se encontrava. Através desta documentação nos foi possível compreender o volume de tarefas dos professores, bem como a sua rotina de sala aula e extra-classe, e de como eram realizadas as constantes supervisões. Esta pesquisa se encontra em fase de levantamento de dados das escolas mapeadas levando em consideração sua localização geográfica, na tentativa de termos um panorama da cidade como um todo, e por antiguidade. Apesar das reflexões realizadas nas últimas décadas a respeito do ensino público no Brasil, este permanece quase completamente desconhecido em Joinville principalmente em relação ao seu fazer cotidiano no interior da sala de aula. Esta seria a contribuição desta pesquisa para a sociedade local.

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de Joinville - Secretaria Municipal de Educação

ISSN: 1808-1665