3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

Curadorias e Exposições de Arte

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Arte, Curadorias, Exposições

Curadoria e Exposições de Arte é uma pesquisa que tem como objetivo analisar as exposições de arte contemporânea, realizadas em algumas cidades catarinenses, no período compreendido entre março de 2006 e fevereiro de 2009, “a partir dos aspectos sensíveis, conceituais e técnicos das suas curadorias” (Projeto CUREXP, 2005, p.4). No ano de 2006 foram visitadas 28 exposições nas cidades de Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Itajaí e Florianópolis. A base teórica da investigação foi construída a partir da compreensão dos conceitos de exposição e de curadoria. O termo exposição advindo do latim exponere possui várias conotações, no entanto o foco de interesse para a pesquisa é a idéia de exibir, pois o sentido é de mostrar, apresentar, expor. Neste sentido exibir algo que é dado a ver. Uma das referências para pensar a exposição no campo da arte vem do esteta francês Étienne Souriau (1999, p.711) em que este destaca três enfoques para a exposição: o tempo da exposição, o artista no sentido de dar visualidade ao conjunto da produção e a comercialização de sua obra, ou seja, a articulação com o mercado de arte; e a tomada de consciência de questões relativas ao conjunto da obra, só possível ser identificadas ao estarem juntas. Outra referência importante é do sociólogo francês Yves Michaud que entende a exposição como um evento, no qual tudo que se julgar interessante ser mostrado às pessoas, é possível ser exposto. O seu conceito de exposição é alargado, porém enfoca questões relevantes para ser pensada no campo da arte. O período aqui tratado refere-se ao primeiro ano de investigação o que significa que os dados são ainda parciais. Os itens observados e analisados em cada exposição visitada estão divididos em quatro categorias que por sua vez são subdivididos em subcategorias: 1- forma de apresentação das obras (disposição, recursos técnicos de montagem, suportes, número de obras, distância entre obras, registro fotográfico); 2 – espaço físico (condições, iluminação, portas de entradas e saídas, dimensão, altura, cores); 3 – comunicação no espaço físico (etiquetas, informações, banners, monitorias, textos); 4 – apresentação das obras (convite, divulgação na imprensa, catálogo/fotografia com legenda); 5 – curadoria (projeto curatorial; exposição; relação com o público). Os dados levantados e os registros fotográficos são analisados, interpretados e cruzados com vistas a fundamentar os resultados. Há espaços com boa possibilidade de apresentação, porém outros são adaptados prejudicando a própria obra.

ISSN: 1808-1665