3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

A gravura como meio para o desenvolvimento de saberes técnicos/estéticos e estímulo para possíveis desempenhos profissionais: uma experiência junto aos alunos da Escola Estadual Professora Nair da Silva Pinheiro

Universidade da Região de Joinville, Univille, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: gravura, ensino, estímulo profissional

O Projeto de Extenção “A gravura como meio para o desenvolvimento de saberes técnicos/estéticos e estímulo para possíveis desempenhos profissionais” desenvolve-se junto a um grupo de alunos de oitava série da Escola Estadual Professora Nair da Silva Pinheiro. O projeto objetiva proporcionar aos alunos conhecimentos referentes à linguagem ‘gravura’, visando desenvolvimento técnico/estético e estímulo para possíveis desempenhos profissionais. Objetiva, ainda, aproveitamento do tempo livre dos alunos em atividades que contribuam para a sua expressividade, auto-estima e futura formação profissional. A metodologia utilizada inclui: pesquisa teórica, em fontes variadas; promoção de palestras; práticas de oficinas em serigrafia, frotage, estêncil, xilogravura, linoleogravura e gravura digital; exposição das produções em diversos locais da comunidade; desenvolvimento de gravuras e, com estas, criação de produtos. Até o presente momento, o projeto apresenta resultados motivadores: a partir da técnica da frotage, os alunos desenvolveram bolsas e acessórios; na técnica de estêncil realizaram máscaras a partir de suas próprias fotografias imprimindo-as em papel e tecido; a partir da serigrafia artesanal trabalharam com tintas especiais desenvolvendo gravura e customização em peças de vestuário. Referenciando as técnicas desenvolvidas, desenvolveu-se e reproduziu-se, para os alunos, uma apostila. Esse material impresso possibilitou o início de um trabalho interdisciplinar envolvendo alguns dos professores da 8ª série. Afim de apresentar os primeiros resultados do projeto, está sendo montada uma exposição, com abertura prevista para o final de junho. Ao longo deste primeiro semestre realizaram-se reuniões entre professores, alunos estagiários e representantes da escola, visando planejar e avaliar as ações e resultados. Diante da empolgação dos participantes e resultados obtidos até o momento, percebe-se a relevância do projeto para a UNIVILLE e para a Escola Estadual Professora Nair da Silva Pinheiro.

ISSN: 1808-1665