3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

Uma investigação acerca da configuração de um laboratório de ergonomia para apoiar as disciplinas relacionadas à gestão do design e ao desenvolvimento de produto dos cursos da univille

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Ergonomia, Desenvolvimento de Produto, Design

Considerações em relação a ergonomia no produto, asseguram conforto e segurança e podem se constituir em diferencial competitivo em relação ao posicionamento de produtos similares. Partindo desta premissa entende-se que um laboratório de ergonomia que realize projetos de consultoria (por meio da pesquisa e da extensão) para indústrias ou escritórios da região de Joinville que não possuem estrutura apropriada para conduzir análises ergonômicas qualificará seus processos de desenvolvimento de produto. O relato aqui apresentado está vinculado ao projeto "[ergon] Uma Investigação Acerca da Configuração de um Laboratório de Ergonomia para Apoiar as Disciplinas Relacionadas à Gestão do Design e ao Desenvolvimento de Produto dos Cursos da Univille" ora em andamento sob o financiamento da Univille." O objetivo do projeto é realizar, primeiramente, o estudo da configuração ideal de um laboratório de ergonomia para o contexto de desenvolvimento de produto e processos industriais de Joinville e região e, numa etapa posterior, viabilizar a implantação do laboratório de acordo com as características determinadas por este projeto. até o momento, tem-se como principal contribuição, o delineamento ideal de um laboratório de ergonomia para o atendimento das necessidades pedagógicas dos cursos de Design e de Engenharia da Produção. Além da mobilização para a criação de um espaço físico para sediar o laboratório de ergonomia, os resultados obtidos nesta fase do projeto já foram incluídos, pelo departamento de Design, no orçamento para 2007 contribuindo assim para a melhoria da estrutura física do curso e para a qualificação do processo de aprendizagem dos estudantes.

ISSN: 1808-1665