3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

Conscientização e sensibilização para a adequada acessibilidade e circulação de portadores de necessidades especiais em ambientes públicos e privados.

Universidade da Região de Joinville, Univille, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Acessibilidade, portadores de necessidades especiais, conscientização

Com o intuito de conscientizar e sensibilizar indivíduos e organizações acerca da importância da inclusão social nos diversos âmbitos da sociedade, o projeto de extensão PROJETO EFICIENTE buscou analisar e apontar na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, problemas de adequações e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais (cadeirantes - usuários de cadeiras de rodas) e ainda, recomendar possíveis soluções. A analise foi realizada por meio de conhecimentos sobre o design universal (ergonomia, sistematização, análises ), acessibilidade, a inclusão social (sensibilização, conscientização) e estudos in loco. O PROJETO EFICIENTE visou também o desenvolvimento de uma cartilha digital informativa com a finalidade de ser distribuída gratuitamente em ambientes públicos e privados, para informar a sociedade da importância de uma adequada acessibilidade e circulação dos ambientes para uma melhor qualidade de vida para as pessoas com necessidades especiais. O aprimoramento das atividades exercidas pelo grupo visou a sensibilização a respeito do design universal e fortalecer esta abordagem considerando para isso, as análises e o desenvolvimento da cartilha, sendo esta o ponto culminante, pois irá oportunizar a valorização e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais. Os integrantes do PROJETO EFICIENTE têm consciência que este pode crescer e se aprimorar constantemente com novas pesquisas e soluções, mas sabem que muito do que se fala sobre inclusão social e design universal está apenas na cabeça das pessoas e não nas atitudes. A proposta do projeto exterioriza o interesse e a preocupação da população acadêmica, neste caso, do curso de Design da UNIVILLE, com questões que norteiam a responsabilidade social atribuídas aos profissionais de Design, contribuindo assim, através de seus conhecimento teóricos e práticos, para com os movimentos sociais em favor da qualidade de vida e para a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade e com a inclusão social.

ISSN: 1808-1665