3° Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE

De 21/05/2007 à 25/05/2007

Uma investigação sobre as potencialidades e limitações do ambiente virtual de aprendizagem da Univille para a educação a distância no curso de Design.

Universidade da Região de Joinville, Univille, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: educação a distância, Design, Tecnologias da informação e da comunicação

Este relato apresenta os resultados alcançados pelo projeto MIDTEC cujo objetivo foi sensibilizar o corpo docente e discente do curso de Design da Univille para a importância das práticas pedagógicas ancoradas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e em teorias educacionais que fundamentam a educação a distância. Por meio de questionário aplicado aos professores, visando identificar sua intimidade com as tecnologias de informação e comunicação (TIC's) disponibilizadas pelo AVA da Univille verificou-se que: todos usam a internet para pesquisar, 83% costumam entrar no site da Univille, em chats e se correspondem com freqüência por e-mail, 66% já usaram o mural, fórum e já usaram a internet em sala de aula. Os problemas identificados pelos professores no AVA da Univille foram: (i) a inexistência de um espaço que possibilite ao estudante armazenar seus trabalhos; (ii) o diário eletrônico que, na fala dos professores, 'trava com freqüência', 'deleta informações', 'não faz filtragem direta dos dias de aula da disciplina' e 'dificulta a liberação das notas bimestrais'; e; (iii) o disco virtual que possui 'pouco espaço', 'não apresenta instruções referentes ao uso', 'e não é automaticamente reproduzido para o período seguinte de determinada disciplina enquanto os alunos do período anterior, ainda constam entre os membros do grupo'. No questionário preenchido por 46 estudantes da turma do primeiro período do turno matutino do curso de design (com a qual foi conduzida a experiência piloto) percebeu-se que sua faixa etária varia de 17 a 23 anos sendo que mais da metade possui 18 anos; todos usam a internet e a TIC mais acessada é o chat, seguida pelo mural e pelo fórum. 85 % costumam usar o AVA da Univille com a finalidade de verificar o boletim. Todos usam a internet 3 vezes ou mais pela semana e a maioria acessa de casa ou do trabalho. Quando questionados a respeito das TIC's do AVA da Univille mais usadas pelos professores evidenciou-se que o disco virtual se destaca, seguido pelo e-mail para troca de informações. A pesquisa esta sendo ampliada no decorrer de 2007 por meio do projeto MID que visa aproveitar os resultados alcançados para uma investigação de possibilidades metodológicas de elaboração de material impresso e virtual de apoio às atividades de EAD. A abordagem será complementada pelo estudo do perfil de comportamento com o objetivo de sincronizar a organização visual e verbal do material de apoio pedagógico com o estilo de comportamento dos estudantes.

ISSN: 1808-1665