1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

FAEG - Estudos Avançados na Área de Robótica para Competições

Palavras-chave: Robótica Educacional, Programação de Robôs, Competições de Robótica

Introdução: O uso da robótica na educação vem sendo mais um instrumento que oferece aos alunos e professores a oportunidade de vivenciar experiências semelhantes às que terá na vida real, dando a estes a chance de solucionar problemas mais do que observar formas de solução. A robótica tem grande potencial como ferramenta interdisciplinar, visto que a construção de um novo mecanismo, ou a solução de um novo problema, frequentemente extrapola a sala de aula. Na tentativa natural de buscar uma solução, o aluno questiona professores de outras disciplinas que podem ajudá-lo a encontrar o caminho mais indicado para a solução do seu problema. A participação no projeto possibilita aos alunos o desenvolvimento da criatividade, das relações entre as pessoas, do trabalho em equipe, da ética e da cidadania. A Robótica pode promover a integração de conhecimentos, criando um ambiente de aprendizagem, exercitando a mente e aprendendo a lidar com desafios e situações de problemas. Objetivo: Capacitar os acadêmicos para a participação de competições na área de robótica Metodologia: A metodologia proposta para este projeto é a aplicação da robótica em competições relacionadas à área. Para isto, são realizados encontros semanais, onde os acadêmicos são capacitados na montagem e programação dos robôs para resolverem os problemas. Os alunos trabalham com Kits Educacionais LEGO na montagem dos robôs e com a Linguagem de Programação C, para o desenvolvimento das atividades que serão realizadas pelos robôs. Resultados: Já foram oferecidos 2 capacitações até agora, onde 42 alunos obtiveram o certificado. A partir destas capacitações 20 alunos já iniciaram a 2ª etapa do projeto que é a preparação para a participação de competições na área de robótica. Até o final do ano estão previstas mais 2 capacitações e a participação de alguns alunos na Competição Latino Americana de Robótica que irá acontecer de 18 a 24 de outubro na cidade de São Carlos/SP. O projeto também participou de apresentações na semana da comunidade, no III Workshop das Profissões e Empregabilidade e na 2ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Joinville. Conclusão: A área da Robótica Educacional é um importante instrumento de aprendizagem, pois possibilita explorar os mais diversos temas do currículo acadêmico. A multidisciplinaridade desta área motiva o cruzamento de diversas disciplinas para a criação de um robô.

ISSN: 1808-1665