1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Avaliação de emissões provenientes da queima de diesel S500 e blendas com butanol em motor de combustão interna

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Diesel, Butanol, Blendas

Os motores a diesel são uma das principais fontes energéticas para veículos de transporte marítimo. Possuem mecanismo simples, desempenho excelente e fácil manutenção, baixa taxa de consumo de óleo, alta eficiência térmica e durabilidade. No entanto, contribuem para problemas ambientais, uma vez que a queima de óleo diesel gera emissões nocivas, que são lançadas nas águas. Uma alternativa ao uso do diesel como combustível é a utilização de blendas de diesel e solventes oxigenados, como álcoois, que fornecem mais oxigênio durante a combustão. Este trabalho tem por objetivo, portanto, avaliar as emissões gasosas da queima de diesel S500 e blendas com butanol. Para a realização dos testes, montou-se um equipamento composto por um motor estacionário de ciclo diesel 4,2 CV, com rotação de 3000 rpm, conectado a uma coluna de absorção de leito fixo com recebimento de água deionizada, a uma vazão constante de 30 L/h, em fluxo contracorrente aos gases de combustão. Com esse motor foi queimado diesel S500 e blendas com concentrações de butanol de 1%, 1,5%, 2% e 2,5%. As amostras de água foram coletadas 5 minutos após o início do experimento. Turbidez, pH e HPA (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos) foram quantificados utilizando turbidímetro, pHmetro e sonda HPA Enviroflu, respectivamente. Após 4 minutos de experimento foi feito teste de opacidade da fumaça com opacímetro. Os experimentos foram realizados em triplicata para todos os combustíveis. Os valores médios encontrados de turbidez para diesel S500 com butanol a 1%, 1,5%, 2% e 2,5% foram 233,33 NTU, 215,67 NTU, 196,33 NTU, 196 NTU E 214 NTU, respectivamente; os valores médios de pH encontrados foram 3,03, 3,38, 3,10, 3,23 e 3,09. Os resultados médios de HPAs encontrados foram 35,84 ¼g/L, 50,42 ¼g/L, 49,54 ¼g/L, 40,37 ¼g/L e 36,06 ¼g/L, respectivamente. A opacidade média de diesel S500 e blenda com 2% de butanol foi 7, e das blendas restantes foi 6. A adição de butanol impactou em diminuição da turbidez da água e da opacidade da fumaça, mas houveram variações muito pequenas em pH e aumento da quantidade de HPA. Esses resultados indicam que maior teor de oxigênio proporciona menor formação de material particulado, o qual provoca turbidez da água e opacidade da fumaça, mas são formados compostos que acidificam a água e hidrocarbonetos que não participam da combustão. Novos testes serão realizados para avaliar emissão dos gases: O2, CO2, CO, NOx e SOx.

Apoio / Parcerias: FAP/Univille, Artigo 170, CNPq, Branco motores, Borrachas NSO.

ISSN: 1808-1665