1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Avaliação do meio de cultivo (OXI, solução Manachini e solução Manachini modificada) sobre a produção de lacase, manganês peroxidase e lignina peroxidase por "Pleurotus sajor-caju".

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Pleurotus, residuos agro-industriais, enzimas

Enzimas oxidativas como lacases (Lac), manganês peroxidases (MnP) e lignina peroxidades (LiP), produzidas por fungos lignocelulolíticos como os do gênero "Pleurotus", apresentam diversas aplicações industriais (degradação de corantes presentes em efluentes têxteis, despolpação e deslignificação do material lignocelulósico utilizado na indústria de papel e celulose, degradação de compostos organoclorados, etc.). Estudos relacionados à maximização da produção e diminuição dos custos de produção destas enzimas são alvo de muitas pesquisas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi estudar a produção de Lac, MnP e LiP por "P. sajor-caju" nos seguintes meios de cultivo: (a) solução Manachini, (b) solução Manachini modificada e (c) Meio OXI. A solução Manachini é composta por: 2 g L-1 de KH2PO4; 1 g L-1 de (NH4)2SO4; 0,1 g L-1 de MgSO4; 0,9 g L-1 Na2HPO4.2H2O; 1 g L-1 de extrato de levedura, dissolvidos em água destilada. Adicionou-se a este meio de cultivo 10 g L-1 de glicose. A solução Manachini modificada teve os mesmos sais, assim como glicose, nas mesmas concentrações, dissolvidos em água de imersão de palha de bananeira. Esta última foi obtida pela imersão da palha de bananeira seca em água por aproximadamente 12 horas. O meio OXI foi composto por água de imersão da palha de bananeira suplementada com pó de cascas de banana 60 g L-1, tartarato de amônio 5,4 mM e glicose 10 g L-1. De acordo com a enzima a ser produzida, Lac, MnP ou LiP, foram adicionados ao meio de cultivo CuSO4 150 ¼M, MnSO4 0,05 mM ou álcool veratrílico 4 mM, respectivamente. O pH inicial foi ajustado em 6,0. Os experimentos foram realizados em frascos Erlenmeyer de 500 mL contendo 100 mL de meio de cultivo. Os frascos foram esterilizados, inoculados com 2 discos de ágar de 12 mm contendo micélio fúngico e incubados a 30oC e agitação recíproca de 110 min-1, por aproximadamente 15 dias. As amostras foram congeladas e analisadas quanto a atividades enzimáticas. Observou-se maior atividade Lac e MnP no meio de cultivo OXI (573 e 5,9 U.mL-1, respectivamente). Quando se compararam os meios de cultivo solução Manachini e solução Manachini modificada, observou-se influencia positiva do resíduo água de imersão de palha de folhas de bananeira sobre a produção enzimática, pois atividades superiores de Lac e MnP foram encontradas nos cultivos realizados com solução Manachini modificada. O cultivo de "P. sajor-caju", independentemente do meio de cultivo utilizado, não apresentou atividade para LiP.

Apoio / Parcerias: A equipe agradece ao CNPq e a CAPES pelas bolsas de estudo, a UNIVILLE e a FAPESC pelos recursos financeiros e a empresa Tipikus pela fornecimentos dos resíduos palha de bananeira e cascas de banana.

ISSN: 1808-1665