1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Percepções de Crianças: Estudando a Educação Ambiental e a História Ambiental em Pirabeiraba

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Ambiental, História Ambiental, Percepção Ambiental

Em 2013 os Projetos EduCA-Univille desenvolveram os Projetos EASens e EduHis, e trabalharam a pesquisa de maneira didática com ações de Educação e Conscientização Ambiental. Atuaram em três escolas da rede pública municipal de ensino, localizadas na área da Bacia Hidrográfica do Rio do Braço, no Distrito de Pirabeiraba (Joinville/SC). O objetivo geral da pesquisa centrou-se em “desenvolver estudos e ações que captassem a percepção histórico ambiental das crianças e que suas atividades - práticas de Educação Ambiental - levassem à sensibilização ambiental buscando a promoção da qualidade de vida nas áreas onde se localizam essas escolas”. As atividades de preparação da pesquisa tiveram início no primeiro semestre do ano com um levantamento bibliográfico do histórico ambiental da região, das ações ambientais já realizadas na localidade e de dados técnicos da bacia hidrográfica. A partir desses dados, teve início a preparação do conteúdo das palestras ministradas às crianças. As atividades foram desenvolvidas em dois momentos, em cada uma das escolas participantes, com os 5ºs anos, entre 20 e 30 alunos. No primeiro encontro, fez-se a apresentação do projeto com aplicação de atividades voltadas à percepção infantil: introdução da temática do estudo, leitura textual, atividades lúdicas e verificação da efetividade e necessidade de manutenção dos Minhocários (vermicomposteiras) já implantados nessas escolas pelos Projetos EduCA em 2012. No segundo encontro, procedeu-se à leitura - em voz alta - das redações das crianças (feitas em casa) e que foram propostas no primeiro momento. As redações serviram como base para as análises das percepções infantis, ancoradas nos fundamentos teóricos encontrados em Guimarães (2010). Os autores das melhores redações foram premiados com kits ambientais confeccionados pelos Projetos EduCA. Como conclusão dos trabalhos, aplicou-se um questionário para verificação da evolução, aprendizagem e receptividade dos conteúdos e trabalhos desenvolvidos e para subsidiar a análise das percepções infantis. Diante dos resultados obtidos com as análises das respostas ao questionário, pelas expressões das redações e com a efetiva participação das crianças nas ações da pesquisa, percebeu-se que os objetivos previstos foram alcançados. Entendeu-se que a pesquisa reforçou, nas crianças, as representações que têm quanto à história do Bairro, os Patrimônios Histórico Culturais e os Patrimônios Naturais (Ambientais), de forma que as crianças puderam ter um sentimento de maior “pertencimento” às comunidades onde vivem, não de “pertencer” apenas na representação social do ato de ali residir, mas no assumirem-se, de fato, como residentes das suas localidades (BALDIN et al., 2013).

ISSN: 1808-1665