1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

ATIVIDADES AGROECOLÓGICAS APLICADAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Ambiental, Ambiente Escolar, Agroecologia

A iniciativa do projeto surgiu da inserção do Programa Mais Educação na Escola Municipal Evaldo Koehler, localizada na Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão Norte no Distrito de Pirabeiraba, área rural da cidade Joinville (SC). Desenvolvido pelo Governo Federal, referido Programa foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/2010. Integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) como sendo uma estratégia para ampliação da jornada escolar diária via atividades optativas. A pesquisa foi aplicada a 23 crianças do Ensino Fundamental (3º, 4º e 5º anos), com idades entre 06 a 10 anos. Com uso de uma metodologia de abordagem qualitativa, definiu-se que o projeto seguiria com a aplicação de atividades de agroecologia, e essa decisão envolveu ações específicas da Educação Ambiental. O projeto, aliado aos estudos e pesquisas dos Projetos EduCA - Univille, teve como objetivo “desenvolver ações de Educação Ambiental visando aproximar as crianças do meio ambiente, no sentido de despertar-lhes o sentimento de cooparticipação para com a natureza, tornando-as agentes no trato com o meio ambiente que as cerca”. As atividades, desenvolvidas de março a outubro de 2014, dividiram-se entre: diálogos (palestras) sobre a produção de alimentos orgânicos e não-orgânicos, bem como suas vantagens e desvantagens, impactos na fauna, flora e no homem; oficinas pedagógicas lúdicas (jogos, exposição de vídeos e dinâmicas) que incentivaram ao reaproveitamento, reciclagem e destinação correta dos resíduos; oficinas práticas – ações - junto à terra, por meio da criação, na escola, de uma área verde produtiva (horta escolar) e de uma vermicomposteira (minhocário); acompanhamento, com os alunos, do processo de produção de humus e chorume do minhocário; e do processo de semeadura, germinação, adubação e colheita na horta. Devido a escola situar-se em uma zona rural, houve crianças que trouxeram de casa saberes de práticas vividas anteriormente à aplicação das oficinas de horta e de vermicompostagem. Essas contribuições foram importantes no sentido de ter-se uma participação ativa dos alunos na parte teórica e quanto à conceituação dos conteúdos, o que facilitou-lhes o entendimento do que estavam a tratar, inclusive estendendo esse conhecimento aos demais alunos participantes. Concluiu-se que as práticas estimularam a participação das crianças no contato com os ciclos da natureza e com as questões da sustentabilidade ambiental, despertando-lhes o sentimento de responsabilidade e coparticipação para com o meio ambiente. As manifestações de entusiasmo das crianças pelas atividades que estavam sendo realizadas evidenciam os resultados positivos da pesquisa.

ISSN: 1808-1665