1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Presença de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos provenientes da combustão do diesels

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: HPA's, diesel, combustão

A maior parte da energia gerada e consumida no planeta é proveniente da queima de petróleo, carvão e gás natural. Sabe-se que essas fontes são limitadas e que há previsões de seu esgotamento no futuro, portanto, a busca por fontes alternativas de energia é de suma importância. Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de reconhecer os impactos causados pelas emissões atmosféricas de diesel e suas misturas, nos corpos hídricos, tanto de água doce como salgada para auxiliar na tomada de decisão quanto ao uso desses combustíveis e a definição de políticas públicas que visem a minimização da poluição e prevenção do uso de recursos naturais, buscando diminuir os impactos nos recursos hídricos (Tsukue, 2010). O presente trabalho apresenta como proposta avaliar a presença de HPA, a partir da emissão de gases em uma coluna de absorção proveniente da queima de diesel B2, diesel S10 e diesel S50 e realizar testes de toxicidade com Misidáceos durante o intervalo de 96 horas, conforme a norma ABNT 15308.

A coluna de absorção foi operada em contracorrente, ou seja, o fluxo dos gases do escapamento foi ascendente enquanto o fluxo de água na coluna foi descendente. Após a passagem da água e dos gases pela coluna, as amostras de água oriundas do processo foram armazenadas em frascos de vidro borossilicato e mantidas resfriadas entre 2 a 4oC por um período máximo de 4 horas até o início dos testes, visando manter as características iniciais após o processo de absorção. O pH da água solubilizada com os gases provenientes da combustão do diesel B2, apresentou pH inferior (3,10), comparativamente ao pH do diesel S10 (3,29) e diesel S50 (3,43). A diminuição do pH da água solubilizada com os gases provenientes combustão pode ser atribuída a presença de enxofre (50 ppm de enxofre no diesel S50 e 10 ppm de enxofre no diesel S10).

As concentrações de HPAs provenientes da emissão do diesel B2, diesel s10 e diesel S50, se encontram acima do estabelecido pela norma dinamarquesa The Danish EPA/2002 que estabelece o valor de 0,50 μg/L como limite de emissão para o benzo[a]pireno. Os valores obtidos no presente estudo (33,64 μg/L para o diesel B2, 25,90 μg/L para o diesel S10 e 29,50 para o diesel S50) evidencia uma concentração média 60 vezes superior ao valor limite de emissão pela norma.

Apoio / Parcerias: BRANCO MOTORES

ISSN: 1808-1665