1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

A importância do conhecimento sobre bulimia, anorexia e vigorexia na prevenção de distúrbios alimentares em estudantes do ensino fundamental, médio e universitário

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: anorexia, bulimia, vigorexia

Com o aumento nos casos de transtornos alimentares em jovens, principalmente a anorexia, bulimia e vigorexia, surgiu a necessidade com esta crescente de identificar e quantificar o nível de conhecimento dos alunos do Colégio da Univille e da Universidade da Região de Joinville (Univille). Apesar do transtorno de vigorexia não ser classificado como um transtorno alimentar, está ligado à preocupação excessiva com o corpo e a uma distorção da realidade, características essas presentes também nos transtorno de bulimia e anorexia. O objetivo deste trabalho é verificar e avaliar o número de estudantes que conhecem ou não esses transtornos e seus malefícios, para uma abordagem mais eficiente desse grupo, e assim, elaborar e implementar medidas sócio-educativas, visando reduzir possíveis portadores desses transtornos, com um plano de ação educativo e preventivo, para alunos, pais e professores. Para alcançar este objetivo, inicialmente foi utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica, abordando os tópicos mais relevantes a respeito do assunto e, posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo com levantamento de dados, por meio de um questionário aplicado com alunos do ensino médio, fundamental e universitário. A amostra final de participantes da pesquisa foi de 10 alunos do ensino fundamental, com faixa etária entre 13 e 15 anos; 23 alunos do ensino médio, com faixa etária entre 15 e 17 anos; e 38 alunos do ensino superior, com faixa etária entre 17 e 48 anos, totalizando 71 participantes. Os resultados preliminares da pesquisa demonstram que o conhecimento sobre transtornos alimentares no que concerne a bulimia e a anorexia é mais baixo entre os alunos do ensino fundamental, no qual 15% não conhece e 60% conhece superficialmente. Destaca-se que 12% dos estudantes do gênero masculino, do ensino superior, não tem conhecimento sobre anorexia e bulimia e 44% destes tem informações apenas superficiais. Sobre a vigorexia, o conhecimento é muito baixo entre todos alunos pesquisados, sendo que, na média, 69% não conhece e 26% conhece apenas superficialmente este transtorno. Além disso, 39% dos alunos considera como importante os cuidados com o corpo e com a aparência, enquanto que 55% destes considera esse critérios como muito importantes. Com essas análises preliminares é possível verificar a importância da divulgação deste tema no âmbito escolar e universitário, buscando prevenir os alunos sobre os transtornos abordados.

ISSN: 1808-1665