1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Projeto Aldeia Conquista: múltiplas dimensões

Palavras-chave: saúde, indigena, extensão

Este trabalho apresenta ações desenvolvidas pelo projeto Aldeia Conquista que envolveu 12 famílias desta comunidade indígena. A nação Guarani faz parte do grupo étnico Tupi e se divide em outros subgrupos. Xiripá, Kaiowá e Mbyá como é o caso da aldeia, localizada no município Balneário de Barra do Sul e possui uma área aproximada de 1000 hectares . O tronco linguístico é o Tupi, a família Tupi Guarani e o do dialeto Mbyá. No ano de 2013 o projeto contou com acadêmicos dos cursos de medicina, farmácia, odontologia, Ciências Biológicas e História. O desenvolvimento do projeto se deu por encontros semanais onde se realizavam as leituras, reflexões, elaboração das ações e as visitas quinzenais à aldeia. Para atender a necessidades destas 38 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, temáticas como saúde bucal, controle de verminoses, uso de plantas medicinais, desenvolvimento e plantio de horta foram desenvolvidas com palestras, registros artísticos jogos, trocas de conversa... A escola, espaço histórico de imposição de valores e assimilação da cultura branca é presente nesta aldeia e no momento em que não há o professor bilíngue, os aspectos da cultura indígena são suprimidos do currículo. Desta forma atividades de jogos foram pautadas na lógica kuaa – mbo’e = conhecer – ensinar. Conteúdos escolares eram resignificados para a cultura guarani de modo que pudessem, também perceber sua cultura e seu saber.entendia-se que conhecer a cultura do outro, valorizá-la, respeitar a diversidade mantêm uma relação muito estreita com os sentidos e funções que a comunidade atribui à escola. Para os participantes deste projeto a ação extensionista como processo construtivo e educativo desenvolve-se inicialmente através de apreensão, de inter-relações, de reflexão e de percepção dos fatos e realidades que neste caso são dos povos indígenas. O desafio que se coloca todos os anos é o de pensar os grupos indígenas como protagonistas no âmbito acadêmico. Isso significa permitir aos acadêmicos o movimento de abrir mão de certezas etnocêntricas e compartilhar saberes. Nesta busca, o Projeto Conquista cumprem um papel relevante, haja vista a singularidade da população atendida.

ISSN: 1808-1665