1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Orientação e informação profissional para estudantes do ensino médio

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: orientação profissional, escolha profissional, adolescentes

O projeto de Orientação e Informação Profissional para Estudantes do Ensino Médio (OI-Profissional) é uma atividade de extensão desenvolvida desde 2007 pelo curso de Psicologia da Univille. Este resumo tem por objetivo apresentar os resultados obtidos através da experiência dos acadêmicos do 5ª ano de Psicologia da Universidade de Região de Joinville – UNIVILLE, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Nível Específico em Psicologia Organizacional e do Trabalho em 2013. Os estagiários fizeram parte do OI – Profissional o que proporcionou a inserção dos mesmos no campo de estágio, além do atendimento de demandas por orientação profissional de adolescentes de Joinville. Os trabalhos em grupo de orientação e informação profissional foram realizados com 11 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de 02 escolas particulares do município de Joinville, totalizando 03 grupos. Os encontros aconteciam duas vezes por semana, durante 10 semanas. Cada encontro teve duração de duas horas. Além dos atendimentos na modalidade grupal nas escolas, foram realizados atendimentos individuais, sendo 03 indivíduos atendidos no Serviço de Psicologia da UNIVILLE. Para o desenvolvimento destes trabalhos utilizou-se a Escala de Maturidade para Escolha Profissional - EMEP, dinâmicas de grupo e questionários. Além das ações desenvolvidas nas escolas e dos atendimentos individuais, também foram realizadas algumas ações complementares tais como palestras, workshops e atividades de orientação profissional para jovens aprendizes de grandes empresas da cidade de Joinville/SC. Como referencial teórico adotado, foram utilizados autores como Bohoslavsky (2007), Neiva (2007) e Levenfus e Soares (2010). Na análise dos resultados observou-se que os estudantes obtiveram um aumento na Maturidade Total para a escolha da profissão. Dentre os jovens participantes do projeto, 90% relatou que a participação no projeto contribuiu para a escolha. Os adolescentes também relataram que o projeto foi de grande importância, pois aprenderam novas ferramentas para fazer a escolha, além de desenvolver o autoconhecimento e adquirirem novas perspectivas sobre a realidade profissional.

ISSN: 1808-1665