1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

A relação das vivências acadêmicas com a satisfação dos acadêmicos do curso de psicologia, em relação à escolha da profissão, no decorrer do primeiro ano letivo.

Palavras-chave: escolha profissional, vivência acadêmica, satisfação escolha profissional

Objetivou-se com esta pesquisa verificar o nível de satisfação dos acadêmicos ingressantes do curso de Psicologia, em relação à escolha profissional, e a relação com as vivências acadêmicas do primeiro ano letivo. Participaram da pesquisa, acadêmicos do curso de Psicologia que frequentaram o primeiro ano letivo no ano de 2013, fazendo-se a amostra com 44 participantes (F=38 e M=6), com idade (M=21 anos) entre 17 e 50 anos. Utilizou-se como instrumentos, um questionário com uma pergunta aberta e outra fechada, e o Questionário de Vivência Acadêmica – r (QVA-r), a coleta de dados aconteceu no final do ano letivo daquele ano, com duração de cinquenta minutos de aplicação. Por meio da pesquisa definiu-se a concepção dos acadêmicos em relação a satisfação com a escolha da profissão. Os resultados obtidos, indicam que 96% da amostra encontram-se satisfeitos com a sua escolha da profissão, e que das cinco dimensões do QVA-r (Pessoal, Interpessoal, Carreira, Estudo e Institucional), a que se destaca pelas média é a Carreira (M=4,32, Mín.=3,33 e Max.=5), que a amostra está satisfeita com o curso frequentado. Concluiu-se com essa pesquisa, que há relação do nível de satisfação da escolha da profissão com a vivência acadêmica.

ISSN: 1808-1665