1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

O uso de quadrinhos em sala de aula

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: História em quadrinhos, Literatura, Educação

Hoje ainda há quem considere os quadrinhos como sub-literatura porém aos poucos esta mentalidade sendo mudada, inclusive com reconhecimento do MEC, Ministério da Educação e Cultura, não apenas sugerindo mas investindo substancialmente neste tipo de publicação. A ideia de que os quadrinhos são mero entretenimento, descompromissado e sem utilidade, de caráter infantil, aos poucos vem sendo mudada pela constatação de que se trata de um recurso viável, podendo ser um aliado importante e necessário ao processo de aprendizagem, mesmo que ainda muito pouco explorado, já que se trata de um produto culturalmente complexo. A utilização de uma literatura verbo-imagética possibilita a ampliação do uso da racionalidade humana, explorando não apenas o hemisfério esquerdo (lógico) do cérebro como também o hemisfério direito (emocional, artístico). Partindo deste princípio o projeto de pesquisa LEITOR - “A Linguagem dos Quadrinhos: Literatura, Arte e Conhecimento” objetiva buscar elementos que auxiliem quanto ao uso das histórias em quadrinhos didaticamente. A pesquisa é focada principalmente em autores que possuam em sua obra um caráter artístico/didático e propiciem ainda a abordagem em relação à própria linguagem dos quadrinhos. Possibilita ainda que tais obras possam servir como fundamento para o processo ensino-aprendizagem, de forma lúdica, porém séria e profunda, seguindo a tendência da valorização da literatura dos quadrinhos não apenas como meras narrativas literárias mas também como incorporadoras da linguagem artística, iconográfica. Essencialmente o projeto tem como base metodológica a pesquisa bibliográfica, buscando localizar histórias que pelo seu conteúdo possam ter algum tema pertinente a ser utilizado em sala de aula. A meta atual é agrupar estas histórias em um banco de dados, numa plataforma adequada para ser disponibilizado para professores e interessados no assunto, sendo que atualmente está em fase de implementação. Entende-se que o trabalho com quadrinhos permite adentrar num mundo literário ainda pouco explorado didaticamente, que extrapola a linguagem verbal e incorpora a versatilidade da linguagem artística. O projeto já teve como seu principal resultado a publicação de um livro (Os Monstrinhos do Rio Cachoeira – 2011) que tem gerado bons frutos em escolas de ensino fundamental, devido seu caráter de preocupação socioambiental, assim como a participação em diversos eventos acadêmicos.

ISSN: 1808-1665