1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Inglês Instrumental

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Inglês instrumental, FAEG – Fundo de apoio ao estudante de graduação, Educação

Desde 2010 é ofertado aos alunos de graduação o curso de Inglês Instrumental, disponibilizado através do Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação – FAEG. Inicialmente ofertado aos alunos dos cursos de engenharia tem sido ampliada a oferta para estudantes de outros cursos. Por ser uma atividade que possibilita a complementação gratuita dos estudos, podendo ser utilizada como horas complementares obrigatórias, há sempre uma procura significativa. Normalmente os alunos questionam quanto sua continuidade e, portanto, tem-se oferecido a possibilidade dos alunos realizarem a continuidade desta atividade em semestres subsequentes, buscando adaptar-se às necessidades dos acadêmicos. O curso é uma atividade que atende às atuais políticas de assistência social gratuita do governo federal. Sabe-se que a utilização de uma segunda língua é essencial ao profissional da atualidade, independente de sua área de atuação. Hoje o inglês, por ser uma língua de caráter universal, é uma das principais línguas para as atividades que envolvam contato com qualquer estrangeiro. Portanto, é necessário nos dias atuais que o profissional tenha um conhecimento que possibilite ter um contato e compreensão de textos em língua inglesa, desde o nível básico até ao mais avançado. O curso com carga horária de 36 horas semestrais tem como principal objetivo capacitar os alunos quanto à aquisição de conceitos básicos da língua inglesa, instrumentais, adquirindo noções de elementos gramaticais e realizando leitura, tradução e compreensão de textos. Metodologicamente é utilizada a língua inglesa de forma instrumental, ou seja, parte-se dos textos (leitura e tradução) para as questões específicas de pertinência gramatical, sendo que a cada encontro os alunos têm contato direto com textos da língua estrangeira, buscando traduzi-los e compreendê-los na sua totalidade, em grau crescente de dificuldade e especificidade. Pedagogicamente o objetivo é propiciar o contato com a língua inglesa, buscando dar subsídios para a leitura e compreensão de textos, possibilitando ainda agregar novos conhecimentos à bagagem cultural. O número de inscritos atende à demanda oferecida, sendo que se limitou, com as experiências anteriores, a ofertar uma única turma no horário mais adequado a atender a maioria dos alunos. Os resultados obtidos têm tido sido animadores, ainda que seja perceptível que o fato de ser um curso gratuito leva a uma falta de comprometimento por parte de muitos alunos, principalmente em épocas de provas e pelas dificuldades quanto a adequar-se ao horário extra-classe. A avaliação positiva dos alunos participantes indica que os resultados atendem aos objetivos propostos.

ISSN: 1808-1665