1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Os usos da escrita na esfera acadêmica: a realização de um curso de formação de estudantes para a ampliação de suas práticas de letramento

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Letramento, Universidade, Formação

O projeto A ampliação das práticas de letramento na escrita acadêmica: das habilidades básicas à apropriação dos dizeres da universidade e do trabalho dos estudantes, desenvolvido a partir do Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação na UNIVILLE em São Bento do Sul, tem como objeto os usos da escrita por estudantes de graduação da UNIVILLE SBS, e está fundamentado pelas perspectivas do letramento, dos gêneros do discurso e do desenvolvimento e aprendizagem. Os usos da escrita passaram a ser vistos como social e culturalmente situados, assumindo diferentes significados, com interessantes implicações em se tratando dos processos de escolarização. Importa considerar que, em práticas sociais, fatores socioeconômicos, históricos e culturais influenciam o uso da escrita, a aprendizagem da leitura e da produção de textos, o que incide sobre a apropriação das modalidades de leitura e escrita. Segundo os estudantes universitários do Curso de Educação Física e Gestão Comercial, entre outros que nos forneceram dados de pesquisa científica, ao ingressarem na universidade, deparam-se com exigências que fogem ao seu conhecimento. Há também dificuldades no uso da escrita profissional, especialmente daqueles que atuam na esfera empresarial ou do Direito. Com base nessa problemática, desenvolvemos aulas semanais, com encontros com grupos de estudantes interessados em ampliar os seus usos da escrita, especialmente das esferas acadêmica e profissional. Partimos da ideia de que o professor/ facilitador/ mediador pode empreender um processo de aprendizagem comprometido com uma pedagogia culturalmente sensível (ERICKSON, 1989), buscando inserir o sujeito nessas esferas de forma efetiva. Os resultados preliminares apontam que os estudantes buscaram o curso pelas dificuldades de leitura e interpretação de textos, porque queriam aprender a escrever melhor e se preparar, principalmente para o trabalho de conclusão de curso, tarefa bem complexa dada a pouca exigência de atividades de escrita acadêmica durante o curso. Já nos primeiros dias de aula, começaram a desmistificar a leitura e a escrita, pois compreenderam que as suas dificuldades advêm das suas vivências nos âmbitos familiar, escolar e profissional; passaram a reconhecer que algumas habilidades provêm da leitura mais intensa. A manifestação dos estudantes que estão vindo para as aulas é de que o projeto está sendo bem favorável às suas atividades acadêmicas. Entretanto, eles percebem a necessidade de os professores entrarem em contato com essas concepções de letramento, assim como ampliar as suas práticas de letramento acerca do letramento na esfera acadêmica.

ISSN: 1808-1665