1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST
De 03/11/2014 à 07/11/2014
Implicações para a prática de professores do Núcleo Pedagógico Integrador
- Jane Mery Richter Voigt, Dr(a), jane.mery@univille.br
- Berenice Rocha Zabbot Garcia, Dr(a), bgarcia@univille.br
- Elzira Maria Bagatin Munhoz, Dr(a), elziramunhoz@gmail.com
- Marly Krüger de Pesce, Dr(a), marly.kruger@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Formação docente, Professor Formador, Núcleo Pedagógico Integrador
Diferentes propostas curriculares têm sido implementadas pelas instituições formadoras a fim de aprimorar a formação dos professores. Em 2009, foi implantada uma proposta curricular para os cursos de licenciatura ofertados pela Universidade da Região de Joinville, com o objetivo de criar uma nova identidade para o professor formado pela Instituição. Essa proposta foi implementada considerando a formação tanto da área específica do curso quanto da pedagógica de maneira a trabalhar a produção social do conhecimento e a construção do pensamento científico, com a incorporação da pesquisa como princípio formativo, desde o início do curso. Nessa perspectiva, é criado o Núcleo Pedagógico Integrador – NPI, o qual é constituído pelas disciplinas comuns aos cursos de licenciatura. As aulas são frequentadas por alunos dos diferentes cursos o que pode ocasionar o convívio com diferentes visões sobre os conteúdos abordados, além de haver a possibilidade de desenvolver atividades interdisciplinares. O objetivo desta comunicação é apresentar parte dos dados obtidos em uma pesquisa, que almeja compreender como professores do NPI dos cursos de licenciatura da Universidade da Região de Joinville percebem sua atuação e significam sua experiência como participantes de uma proposta integradora. A pesquisa fundamentou-se em autores como Marcelo (2009) e Gatti (2009), no que se refere à formação docente; Fazenda (2002) e Pimenta (2001) enquanto embasamento para interdisciplinaridade e Tardif (2011) no que se referem aos saberes necessários para exercer a docência. Para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões fechadas e abertas, uma parte direcionada à identificação dos respondentes e outra, focada no objeto da investigação. Os sujeitos respondentes foram professores que atuam no NPI dos cursos de licenciatura. Os resultados parciais indicam que os professores reconhecem a importância da integração para a área da docência, mas manifestam dificuldades em desenvolver algumas atividades interdisciplinares, embora acreditem que sejam importantes para a futura atuação dos licenciandos.
Apoio / Parcerias: FAP- UNIVILLE
ISSN: 1808-1665