1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Um olhar crítico sobre as tecnologias emergentes do contexto do ensino aprendizagem da arte

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: tecnologia, educação, arte

Um olhar crítico sobre as tecnologias emergentes no contexto do ensino aprendizagem da arte

A pesquisa de iniciação científica desenvolve um olhar crítico sobre as tecnologias emergentes no contexto do ensino aprendizagem da arte. Tornar-se essencial para apurar este olhar conhecer e compreender os conceitos que se relacionam ao tema, como os conceitos acerca do que é o virtual, a cibercultura, a hipermídia, as relações entre arte e tecnologia e a educação nas linguagens virtuais.

Relaciona-se o virtual com a fita de Moebis, como descreve Pierre Lévy, ao percorrer esta fita o interior passa a ser exterior e o exterior também torna-se interior. O virtual e o real interpenetram-se, constituindo a rede da comunicação que se forma no pós-moderno. Entre os objetivos desta pesquisa está o interesse em explorar os recursos interativos de sites com material educativo em artes, entende-se por material interativo aquele que permite números de associações a serem combinadas pelo usuário.

Nesta pesquisa analisa-se o site do Itaú Cultural (http://novo.itaucultural.org.br/), site organizado numa estrutura rizomática, com facilidade de interligar todos os conteúdos, apresenta um hipertexto de característica interativa, no qual os diferentes links levam às diferentes áreas de conhecimento. O material educativo disponibilizado virtualmente está vinculado com a ação educativa do centro cultural, núcleo que visa promover a reflexão e o senso crítico sobre a arte. Porém este material é de mínima interação virtual com o público, tratando-se de um material a ser impresso e trabalhado na dimensão do real, ou seja, na própria sala de aula. Este caderno de atividades tem sua metodologia de ensino/aprendizagem fundamentado na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, destacando a leitura de imagens, contextualização e a prática artística.

No entanto, é importante destacar a Enciclopédia Itaú Cultural de arte e cultura brasileiras, que reuni 7.684 verbetes, entrecruzando informações presentes no site, relacionadas às artes visuais, arte e tecnologia, literatura, teatro, cinema, dança e música.

A pesquisa aborda também site de artistas, portanto está em fase de análise o catálogo raisonné da artista Tarsila do Amaral e o projeto Portinari do artista Cândido Portinari. Neste observa-se a qualidade das imagens, assim como as ferramentas de interatividade que proporcionam a absorção do conhecimento verdadeiramente útil. Segundo Lúcia Leão em sua obra o “Labirinto da Hipermídia” entre estas ferramentas é importante analisar a qualidade do zoom, relacionando o tamanho da obra a escala humana, e o local que a mesma ocupa no espaço expositivo.

ISSN: 1808-1665