1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Experiências do projeto Design, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação: recursos didáticos digitais no ensino e na aprendizagem escolar

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design, Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação

A presente comunicação tem como objetivo socializar os resultados do projeto "Design, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação: recursos didáticos digitais no ensino e na aprendizagem escolar – DETIC", desenvolvido durante o ano de 2013 por meio de financiamento do Fundo de Apoio à Projetos de Graduação da Univille – FAEG. Envolvendo alunos/as dos cursos de Design, História e Artes Visuais, o projeto visava oportunizar aos estudantes a elaboração de conhecimentos necessários para o futuro exercício da profissão de professor/a e de designer, a partir do aprofundamento do estudo de diferentes teorias e metodologias relacionadas com o campo da Educação, da Arte e do Design, assim como da produção e manuseio de recursos tecnológicos relacionados ao universo da cibercultura contemporânea. Para além dessa intencionalidade, buscávamos também que a interação entre discentes de cursos de licenciatura e os proveniente da graduação em Design fosse capaz de impulsionar a elaboração de materiais didáticos digitais que tomassem como referência as principais discussões que realizávamos no projeto, em especial as que diziam respeito as diferentes manifestações artísticas do passado e/ou do presente joinvilense. No tocante ao direcionamento metodológico do projeto, optamos: 1) pela promoção de estudos bibliográficos, sob o formato de seminários conceituais, acerca das questões centrais que tratávamos no projeto; 2) pela construção de momentos de filme-debate; 3) pela realização de oficinas sobre os temas de interesse dos participantes do DETIC; 4) pela orientação pontual oferecida a cada aluno/a durante o processo produtivo dos recursos didáticos digitais que se propunha elaborar. Entre os principais resultados do projeto, destacamos a ocorrência de uma interessante aproximação entre o campo do Design, da Arte e o da Educação na Univille, aproximação esta protagonizada pelos estudantes participantes do DETIC; o fortalecimento de referenciais teóricos já acumulados pelos alunos/as, mas que se encontravam dispersos/fragmentados em seu repertório intelectual; a produção de conteúdo digital para fins didático e informativo a partir da experimentação autoral. Em relação às principais dificuldades do projeto, destacamos o pouco tempo que cada estudante dispunha para participar do projeto, a ausência do oferecimento de bolsas de estudo específicas para o FAEG; a falta de verbas para a execução das ações do projeto, fazendo com que qualquer gasto tivesse que ser aportado pelos departamentos de onde os estudantes provinham (o que nem sempre era possível de ser feito), o tempo máximo estipulado à realização de projetos associados ao FAEG (cerca de 9 meses de efetivo trabalho).

ISSN: 1808-1665