1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Sentidos e dilemas curriculares do Programa Um Computador por Aluno em Santa Catarina

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Currículo, Agenciamento de sentido, Programa Um Computador por Aluno - PROUCA

A comunicação objetiva apresentar uma reflexão sobre o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) tomando como referência numerosas fontes (bibliografias, legislações, reportagens e outras fontes coletadas em campo) produzidas no contexto da pesquisa “Aulas Conectadas? Mudanças Curriculares e Aprendizagem Colaborativa entre as Escolas do PROUCA em Santa Catarina”, realizada entre os anos de 2012 e 2013 com aporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil, da Universidade do Estado de Santa Catarina e da Universidade da Região de Joinville. Nessa direção, após evidenciar o histórico do PROUCA, tento estabelecer um diálogo entre os estudos curriculares e os de política educacional com a intenção de compreender como os sentidos de currículo e de tecnologia vem sendo agenciado por instituições e pessoas vinculadas ao setor público e/ou à iniciativa privada. Em seguida, reflito sobre o PROUCA de modo a demonstrá-lo como uma evidencia de “tecnologias de políticas” (S. BALL, 2001) que enxergam na massificação de tecnologias digitais às escolas públicas brasileiras uma oportunidade de mediação dos imperativos econômicos que atravessam sociedades contemporâneas cada vez mais globalizadas. Para além disso, a comunicação almeja também ponderar sobre a pertinência curricular do aludido programa e, sobretudo, desconfiar de sua suposta capacidade de inovação e de inclusão digital de estudantes e professores que do PROUCA participam.

Apoio / Parcerias: Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil - CNPq.

ISSN: 1808-1665