1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

O perfil do professor do NPI dos cursos de licenciatura da Univille

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Perfil, Professor Formador, Núcleo Pedagógico Integrador

O professor formador é aquele que estabelece uma interação pedagógica com os estudantes, favorecendo a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e formas de comportamentos, adequados ao desempenho profissional (TARDIF, 2011). Esta comunicação tem como objetivo apresentar parte dos dados de uma pesquisa no que se refere ao perfil dos professores formadores que atuam no Núcleo Pedagógico Integrador (NPI) de cursos de licenciatura da Universidade da Região de Joinville. Esta investigação está vinculada ao projeto de pesquisa intitulado “Contribuições da integração curricular para a formação docente na visão dos professores formadores e gestores”. Os cursos de licenciatura, nos quais os professores respondentes atuam, são: Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras e Pedagogia. Foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Para este trabalho, foram utilizadas as respostas das cinco perguntas iniciais do questionário utilizado no projeto ao qual está vinculado. Essas perguntas estão relacionadas à identificação dos respondentes como idade e sexo, formação acadêmica, experiência no ensino superior e na educação básica. Após aplicação dos questionários, as respostas foram tabuladas. Num segundo momento, os dados foram agrupados com objetivo de relacionar e identificar uma tendência dos aspectos que caracterizam o professor formador que atuam no Núcleo Pedagógico Integrador. Foram aplicados 18 questionários, sendo que 15 professores responderam. A maioria dos respondentes possui curso de pós- graduação em educação e experiência na educação básica. Considerando esses aspectos, os professores que atuam no NPI têm conhecimento teórico da área da educação, assim como conhecimento experiencial, os quais são necessários para se trabalhar com as disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura. Assim, além dos conhecimentos científicos provenientes do curso de pós- graduação, o saber nascido na prática deve, também, ser considerado nas abordagens utilizadas para a formação inicial de professores.

Apoio / Parcerias: PIBIC - UNIVILLE

ISSN: 1808-1665